A dupla Raoni e Dandara, formada pelos netos do cantor e compositor Martinho da Vila, apresenta no próximo sábado, dia 04 de outubro, às 19h30, no SESC Teresópolis, o show “50 Anos Canta Canta, Minha Gente”. O título é uma referência ao álbum homônimo de Martinho da Vila, primeiro trabalho conceitual do artista, lançado na década de 1970 com músicas que se tornaram antológicas. O espetáculo faz parte da temporada SESC RJ Pulsar 2025, da qual os irmãos participam com quatro shows em quatro unidades da Região Serrana e Sul Fluminense do estado.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

dandara raoni
Foto: Bê Lima/Divulgação

Primeira porta-bandeira da Unidos de Vila Isabel, Dandara forma dupla com o irmão desde 2017, quando estrearam na carreira musical com a roda de samba batizada de ‘Canta, canta, minha gente’, projeto que ainda hoje percorre o Brasil com apresentações em palcos ou no formato de roda de partido alto. Em 2021, a dupla de sambistas lançou o primeiro EP, intitulado ‘Atravessando gerações’, com produção da tia Mart´nália e Thiago da Serrinha, pela Sony. Em 2023, os sambistas participaram do Sesc RJ Pulsar, com 14 apresentações do show de divulgação do primeiro EP.

No show “50 Anos Canta Canta, Minha Gente”, Raoni e Dandara levam ao público um roteiro repleto de afetividade, ritmos e memórias que unem gerações da mesma família e reafirmam a força da cultura popular brasileira. A base do repertório são os sucessos do disco lançado pelo avô Martinho em 1974 pela gravadora RCA, que em plena ditadura militar trazia temas como a valorização do negro, a questão indígena e a religiosidade de matriz africana. A faixa-título ‘Canta,canta, minha gente’ surgiu como símbolo de esperança para o povo que sofria no bolso o arrocho econômico do período, e virou símbolo da trajetória e do estilo do artista. “Renascer das Cinzas” nasceu como samba de quadra e hoje é um verdadeiro hino da Unidos de Vila Isabel, escola de Martinho e de toda a família.

“O espetáculo tem uma simbologia muito grande para mim e o Raoni, porque começamos nossa carreira com uma roda de samba também chamada ‘Canta, canta, minha gente’, em 2017; então é uma homenagem e um agradecimento ao nosso avô, levando ao palco o DNA da família em forma de música, dança e muita alegria. E este ano tem sido muito especial para mim, porque volto a ser primeira porta-bandeira em que nasci e desfilei desde criança, e onde fiz minha estreia como porta-bandeira. Depois de defender as bandeiras da União da Ilha e do Paraíso do Tuiuti, estou de volta à minha amada Vila Isabel”, conta Dandara, que faz par com o mestre-sala Raphael.

Roteiro de sucessos – Com novos arranjos e versões, estão no repertório do show sucessos como “Disritmia” – canção que na época chegou a ser questionada pela ditadura por ter a palavra “porre” na letra -, o samba-enredo “Tribo dos Carajás” – cuja pressão dos militares tirou a obra da disputa de sambas na escola do compositor -, além de “Nego vem cantar” e “Festa da umbanda”. Outras composições de Martinho, como “Mulheres” e “Casa de bamba”, e algumas autorais da dupla, como “Atravessando gerações” e “Que preta é essa”, também entram na roda.

“Nosso novo show é uma festa de celebração à música, ao samba e à família, que começou com nosso avô e segue viva nas novas gerações dos Ferreira; é uma homenagem não só ao Martinho avô, mas ao Martinho da Vila que é um grande mestre da Música Popular Brasileira, que construiu um legado musical e segue inspirando gerações de artistas e fãs”, resume Raoni, que é compositor e desfila na bateria da Unidos de Vila Isabel.

Primeiros netos de Martinho da Vila, Raoni e Dandara são filhos de Analimar, que assina a direção geral do show, além de tocar percussão e fazer backing vocal. O irmão caçula Guido também se apresenta na percussão. Já a tia Mart’nália aparece no roteiro musical, com alguns sucessos reinterpretados pela dupla. A direção musical é de Júlio Florindo.

SERVIÇO
Raoni & Dandara – 50 Anos de Canta, canta, minha gente
SESC Teresópolis
Av. Delfim Moreira, 749 – Várzea, Teresópolis – RJ
Dia: sábado, 04/10/2025
Horário: 19h30
Ingresso: R$ 15 (inteira); R$ 7,50 (meia); grátis para PCD
Classificação: Livre