A escola de samba Nenê de Vila Matilde divulgou o enredo para o carnaval de 2025. O título é “Um quê de poesia e um tanto de magia, a arte de encantar o imaginário popular”. A proposta é uma viagem no tempo para entender de onde vieram as influências das mais variadas manifestações folclóricas e artísticas do Brasil como o cordel, a cavalhada, o reisado, o maracatu, entre outras…
Uma história que viaja desde a Idade média, a era da poesia, do trovadorismo e do romantismo, passando pela influência europeia nas artes que chegaram no Brasil com os artistas de ruas e as trupes mambembes que trouxeram consigo inspirações para a cultura popular do nosso país, chegando à Ariano Suassuna que através da sua magia e do seu encanto criou o movimento armorial, um movimento que bebeu da fonte do medievalismo para divulgar, propagar e defender a genuína arte do povo brasileiro. Um enredo rico em cultura que tem a cara da Nenê da Vila Matilde, que durante toda sua história defendeu a arte popular com enredos de forte ligação com o povo brasileiro e sua origem.
Apresentação do enredo
Nosso enredo consiste em uma viagem através do tempo para entender de onde vieram as influências estéticas e culturais das principais manifestações folclóricas e artísticas do nosso país, com o ponto de partida na Idade Média de onde vieram os primeiros vestígios de arte popular da história.
Contado por um poeta trovador nosso enredo faz um convite a nossa águia imponente da zona Leste a visitar a era medieval, período da história em que arte com ares de nobreza ganha os pátios, vielas e vilarejos trazendo alegria e diversão para os súditos da realeza. Viajando entre poetas, menestréis e artistas mambembes que propagavam sua arte a todos os cantos chegando ao Brasil pelos europeus e se popularizando por várias regiões do país, essa arte encanta o imaginário popular até os dias de hoje e deu origem a um dos movimentos artísticos e culturais do Brasil de maior vulto histórico, o movimento armorial de Ariano Suassuna.
Com a inspiração na poesia vinda da Idade média e na magia que conquistou o imaginário popular ao longo do tempo a nossa escola apresenta um enredo fascinante exaltando as mais variadas faces da cultura brasileira. O que essas manifestações artísticas e folclóricas brasileiras como cordel, repente, a cavalhada, o reisado, congada e o maracatu tem em comum, além do forte apelo popular?
De onde veio a inspiração para o surgimento de um dos maiores movimentos artísticos do Brasil?
Quem trouxe para o nosso país esse fascínio de se manifestar artisticamente pelas ruas levando arte para o povo?
São perguntas como essas que nosso enredo irá te responder, em forma de poesia, magia e arte. Nas asas da inspiração o poeta trovador narra essa viagem no tempo e num toque leve e sutil observa atentamente a águia voar por essa fascinante história trazendo…Um quê de poesia e um tanto de magia, nessa arte de encantar o imaginário popular…
Pesquisa, desenvolvimento e texto: Danilo Dantas