Autor do livro “Ifá Lucumí – O Resgate da Tradição” que inspirou o enredo do Paraíso do Tuiuti para o Carnaval 2026, Nei Lopes visitou o barracão da agremiação na Cidade do Samba. O escritor foi recebido pelo vice-presidente, Renatinho Marins, o carnavalesco Jack Vasconcelos, o diretor de carnaval Leandro Azevedo e o compositor Claudio Russo. Jack deu detalhes de como será a apresentação da azul e amarelo na Sapucaí. Na ocasião, convidou Nei para ser destaque em uma alegoria.
* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

“É uma honra e uma imensa alegria ter o Nei Lopes conosco. O livro dele faz uma leitura muito importante sobre ifá e tem uma linguagem muito simples, mas ao mesmo tempo muito sofisticada. Recomendo esse livro para quem quer saber mais sobre essa cultura”, afirmou Jack.
Na publicação da editora Pallas, Nei recorre à ancestralidade africana para olhar para o futuro. Da sabedoria do continente de seus antepassados vem Ifá, um oráculo do povo iorubá. O autor então apresenta pesquisa aprofundada sobre um rito do candomblé ligado ao orixá do destino, Orunmilá, e de uso exclusivo dos babalaôs. No livro, Nei fala da relevância que o culto a Ifá tem em Cuba. No Brasil, a prática vem registrando um aumento de interesse nos últimos anos.
“Estou muito feliz de fazer essa junção com a alegria, com a fantasia do carnaval, que é, para mim, uma forte presença da minha africanidade”, declarou Nei, que aceitou o convite e desfilará no Tuiuti.
No ano que vem, a agremiação de São Cristóvão será a primeira escola a desfilar na terça-feira de Carnaval.









