InícioGrupo Especial'Não teve correria', afirma diretor de carnaval do Tuiuti

‘Não teve correria’, afirma diretor de carnaval do Tuiuti

Por: Rhyan de Meira e Juliana Henrik

tuiuti 25 13
Foto: Allan Duffes/CARNAVALESCO

Com o enredo “Quem Tem Medo de Xica Manicongo?”, o Paraíso do Tuiuti trouxe uma importante história ignorada pelos livros e um manifesto contra a transfobia e o preconceito. Sob a responsabilidade do carnavalesco Jack Vasconcelos, a escola trouxe um belo conjunto de fantasias e alegorias, mas precisou apertar o passo na reta final para não ultrapassar os 80 minutos permitidos de desfile. Segundo o diretor de carnaval André Gonçalves, a agremiação tinha tudo sob controle e que o importante foi passar no tempo.

“O Tuiuti fez um trabalho sensacional. Durante o ano viemos lapidando, ajustando as coisas e conseguimos abrilhantar essa avenida. Vimos a Sapucaí toda cantando e interagindo. Sobre a evolução, não tivemos problemas. Não teve correria. Passamos no tempo e isso que é o importante. No final sempre dá aquele nervosismo, mas foi tudo correto”, disse André ao CARNAVALESCO.

tuiuti 25 32
Foto: Allan Duffes/CARNAVALESCO

Na parte musical, o samba foi muito bem recebido pelo público. “Tinha certeza que a Sapucaí ia corresponder essa entrega da escola, essa entrega do carro de som e da bateria. A Sapucaí abraçou o Tuiuti e isso é gratificante, não tem dinheiro que pague”, afirmou Pixulé, intérprete da escola.

Cláudia Motta e Edifranc Alves, coreógrafos da comissão de frente levaram para avenida um balé formado exclusivamente por mulheres transexuais. Essa é a primeira vez que algo assim acontece na história do Carnaval carioca. O ponto alto da coreografia foi quando Érica Hilton aparece com a faixa presidencial, momento de maior animação do público que ovaciona a comissão.

tuiuti 25 05
Foto: Allan Duffes/CARNAVALESCO

“O Jack Vasconcellos nos ajudou em toda a pesquisa. Nada mais justo que a comissão fosse formada por trans porque o enredo é para elas. Falamos sobre o direito humano essencial, o direito a vida. A gente precisa de muito amor para trazer esse enredo para a venida, ouvir sobre a história de vida das meninas onde todas elas puderam trazer sua essência para esse trabalho”, declarou os coreógrafos.

HudBurkc, destaque do Tuiuti falou sobre a emoção e o carinho que recebeu da escola. “Estou muito grata. Foi um dia de vitória. Desde quando fui convidada para representar Xica no abre-alas, fui muito bem recebida pelo presidente Thor e por toda comissão de carnaval. Sou muito grata pela oportunidade de representar essa mulher que abriu todo os caminhos para que eu estivesse aqui”, declarou.

 

- ads-

Águia de Ouro apresenta Alexandre Louzada e Chico Angelo como dupla de carnavalescos para 2026

O Águia de Ouro anunciou sua dupla de carnavalescos para o próximo Carnaval. Em evento de feijoada na comemoração de aniversário, a agremiação chamou...

Conheça a logo do enredo da Vila Isabel para o Carnaval 2026

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp A Unidos de Vila Isabel anunciou neste...

Conheça o texto de divulgação do enredo da Vila Isabel para o Carnaval 2026

A Vila Isabel divulgou o texto, lido pelo carnavalesco Leonardo Bora, parceiro de Gabriel Haddad, no lançamento do enredo da escola para o Carnaval...