O Salgueiro sacudiu a Rua Maxwell, na noite da última quinta-feira, em mais um ensaio de rua com ótima presença de público. A comunidade deu um show, embalados por um samba que já caiu nas graças do povão. O grande destaque da noite foi o componente salgueirense. Quem também brilhou foi o casal Sidclei e Marcella Alves, que encantou o público com sua elegância e sintonia. Na frente da bateria “Furiosa”, comandada pelos mestres Guilherme e Gustavo, a rainha Viviane Araujo deu um show à parte, esbanjando carisma e energia. Foi uma noite inesquecível, com garra e animação do começo ao fim.
* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp
Em 2025, o “Torrão Amado” levará para a avenida o enredo “Salgueiro de Corpo Fechado”, desenvolvido pelo carnavalesco Jorge Silveira. A narrativa do enredo é explorar a tradição de práticas mágico-religiosas que visam proteger o corpo de males físicos e espirituais. A vermelha e branca da Tijuca será a terceira escola a desfilar no segundo dia de desfiles do Grupo Especial. O próximo ensaio da agremiação será na próxima quinta, na Rua Maxwell, reunindo toda a comunidade.
Ao final do ensaio, o diretor de Carnaval, Wilsinho Alves, destacou ao site CARNAVALESCO sua análise sobre o treino.
“Foi perfeito, acredito que o Salgueiro está está muito pronto, eu gosto de falar que hoje a gente só fica pronto perto do carnaval, mas eu acho que a gente está muito perto do que a gente quer do Salgueiro no próximo carnaval, de evolução, comunidade cantando muito, bateria perfeita, carro de som nem se fala, estamos no caminho muito bom. o Salgueiro sempre ensaia com todo mundo, Na verdade aqui se você não vem você é cortado. E hoje não estavam aqui as alas coreografadas, não estava a comissão de frente que eles fazem trabalhos específicos. Em determinado momento eles vêm aqui e se juntam ao restante da escola, mas a gente tem um cotidiano completo já na na na Maxwell”, destacou o diretor.
Mestre-Sala e Porta-Bandeira
O primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira da Academia do Samba, Sidclei e Marcella Alves mostraram, mais uma vez, porque são considerados por muitos como referências no quesito, mesmo sendo apenas um treino, a dupla esbanjou beleza, sintonia e vigor, a apresentação recebeu diversos aplausos do público que acompanhou atentamente cada movimento deles.
Harmonia
No ensaio desta noite, o Salgueiro mostrou por que é uma das potências do carnaval carioca. A harmonia da escola foi de arrepiar, com o salgueirense cantando forte e cheio de paixão, enchendo a Rua Maxwell de energia. Destaque para várias alas que deram um verdadeiro show, mantendo o canto em alta do início ao fim, como por exemplo a ala do “maculelê” que esse ano volta a desfilar na abertura da escola. O desempenho do intérprete Igor Sorriso e da bateria “Furiosa” foi um espetáculo à parte. Porém, houve um pequeno descompasso entre o carro de som e a bateria logo na primeira passada do samba, a entrada da bateria atrasou e ficou a sensação de desencontro, o que foi rapidamente corrigido e não se repetiu ao longo do ensaio.
Segundo Wilsinho, foi a primeira vez que a entrada foi realizada, ele acredita que com mais ensaios tudo ficará perfeito. “Foi a primeira vez que a gente fez essa essa nova entrada, a gente ainda não tinha feito na quadra isso, isso aí é normal, isso aí eles tiram de letra depois”, pontuou Wilsinho.
Evolução
A evolução do Salgueiro no ensaio desta noite também merece todos os elogios. Em carnavais passados, esse quesito já foi apontado como o calcanhar de Aquiles da escola, mas o que se viu hoje foi uma comunidade completamente organizada e alinhada. As alas evoluíram com precisão, mantendo a fluidez do desfile e mostrando que o trabalho de preparação está surtindo efeito. A sintonia entre os componentes, o respeito às marcações e a energia contagiante foram o destaque.
O único detalhe fica para o espaço destinado entre o carro de som e o componente, por conta da rua estreita, em alguns momentos algumas alas precisaram se espremer para conseguirem passar.
Samba
O samba de autoria de Xande de Pilares, Pedrinho Da Flor, Betinho De Pilares, Renato Galante, Miguel Dibo, Leonardo Gallo, Jorginho Via 13, Jefferson Oliveira, Jassa e W.correa mostrou que já está na boca da galera, não só da comunidade que desfilará, mas também do público que acompanhou o ensaio. Nesta noite ele impulsionou o canto da escola. A obra possui inúmeras referências às tradições religiosas afro-brasileiras, como no trecho “Prepara o alguidar, acende a vela”, mostrando total relação com o tema proposto pela escola. A comunidade acompanhou com animação, respondendo bem às passagens mais marcantes, como no refrão do meio “Tenho a fé que habita o sertão, de Lampião, o cangaceiro”, porém, o ponto alto do samba foi o refrão principal, o trecho “Quem se mete com Salgueiro acerta as contas na curimba” foi o mais cantado.
Outros Destaques
Se existisse o quesito “Rainha de Bateria”, Viviane Araujo seria certeza de enxurrada de notas 10 para o Salgueiro, no treino desta quinta, a “rainha das rainhas” se divertiu do início ao fim, sob olhares atentos do marido e do filho, que participou do ensaio pela primeira, Vivi fez questão de parar para falar com todos que a abordaram e mostrou muito samba no pé. A comissão de frente, coreografada por Paulo Pinna, não participou do ensaio, mas o coreógrafo fez questão de comparecer.