O Museu do Samba (museudosamba.org.br) realiza no próximo sábado, dia 3 de maio, a partir das 14h, o Encontro Detentores do Samba, evento que vai reunir representantes dos departamentos femininos das escolas de samba dos grupos Especial e da Série Ouro do Carnaval do Rio de Janeiro. Já confirmaram presença lideranças femininas da Beija-Flor, Portela, Imperatriz Leopoldinense, Viradouro, Mangueira, Mocidade Independente de Padre Miguel, Salgueiro, Paraíso do Tuiuti, União de Maricá, Unidos de Padre Miguel, Estácio de Sá, União da Ilha e Império Serrano. O evento tem entrada franca e acontece na sede do Museu do Samba, localizado na Rua Visconde de Niterói, nº 1296, na Mangueira. O Encontro Detentores do Samba conta com apoio do Ibram – Instituto Brasileiro de Museus.
* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

O Encontro Detentores do Samba terá o formato de uma roda de conversa, em que as mulheres dos departamentos femininos das agremiações vão discutir temas como a valorização das sambistas nas agremiações e a importância da força feminina na preservação de tradições no atual cenário dos desfiles. Este é o primeiro de uma série de encontros que o Museu do Samba vai realizar com os segmentos das escolas de samba, incluindo bateria, baianas, passistas e velhas guardas, entre outros.
“O Museu do Samba tem como uma de suas missões fazer a advocacy das demandas dos sambistas, promovendo a escuta e o diálogo a fim de contribuir para mudanças positivas e para a valorização dos sambistas, afinal, não existe desfile de escola de samba sem sambista e seus saberes ancestrais, seja no ritmo, na dança, e, principalmente no modo de ser e de viver dos detentores das origens e tradições desse patrimônio cultural brasileiro”, afirma Nilcemar Nogueira, fundadora do Museu do Samba.
“Decidimos começar os encontros pelos departamentos femininos porque sabemos que o samba é essencialmente matriarcal, com as mulheres exercendo um papel estratégico na preservação e evolução desse modo de viver característico da cultura do samba; fortalecer o carnaval e as próprias agremiações passa por fortalecer e valorizar os saberes e a liderança das mulheres sambistas”, acredita Nilcemar.
SERVIÇO
Encontro Detentores do Samba – Roda de conversa com departamentos femininos
Local: Museu do Samba
Endereço: Rua Visconde de Niterói, 1296 – Mangueira
Dia e Horário: sábado, 14h
Entrada franca