Conscientizar crianças e adolescentes sobre as mudanças climáticas e a necessidade de preservar o meio ambiente, por meio da valorização da memória cultural e da ancestralidade. Este é o objetivo da oficina educativa “Dobradura de memórias, origamis com história e natureza”, que o Museu do Samba, localizado aos pés do Morro da Mangueira, na Zona Norte do Rio de Janeiro, realiza nesta terça-feira, 23 de setembro, dentro da programação oficial da 19ª Primavera dos Museus, realizado pelo Instituto Brasileiro de Museus, do Governo Federal.
* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

A atividade é gratuita e será oferecida em dois turnos. Às 10h, o Museu do Samba recebe uma turma de crianças do ensino fundamental da Escola Municipal Uruguai, sediada em São Cristóvão, bairro vizinho à Mangueira. Às 14h30, é a vez das crianças e adolescentes da Casa da Arte de Educar, instituição sem fins lucrativas localizada em um dos acessos do Morro da Mangueira.
“É uma atividade educativa que articula memória, natureza e responsabilidade ambiental, utilizando a técnica do origami como recurso pedagógico e criativo. A proposta convida à reflexão sobre as mudanças climáticas e destaca a memória cultural como instrumento de resistência e preservação, em sintonia com a missão do Museu do Samba, que é valorizar as matrizes do samba e promover a educação patrimonial”, explica Nilcemar Nogueira, fundadora e diretora de projetos especiais da instituição.
A Primavera dos Museus é um evento cultural anual promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (ibram), que ocorre no início da primavera, em setembro. O objetivo é intensificar a relação entre os museus e a sociedade, reforçando a valorização do patrimônio cultural brasileiro. Nesta edição, o tema é “Museus e mudanças climáticas”, que destaca o papel dos museus como espaços de preservação, diálogo e mobilização frente à crise climática.image.pngimage.png A Primavera dos Museus conta com mais de mil atividades, entre exposições, palestras, visitas guiadas e oficinas, em todo o Brasil.