O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, em vídeo no vídeo da tarde desta quinta-feira, garantiu que o Império Serrano e a Acadêmicos de Niterói, vão seguir em seus barracões. As duas escolas tinham sido surpreendidas com a ordem de despejo para deixarem os barracões, que ficam localizados na rua Frederico Silva, no Centro do Rio de Janeiro. A notificação foi feita pela Casa Civil, do Governo do Estado do Rio, e a desocupação deveria ser imediata.

castro coletiva
Governador Cláudio Castro durante a apresentação do Plano Operacional do Estado para o Carnaval. (Philippe Lima)

“A gente tem lutado pela questão habitacional do Estado. Mandamos diversos terrenos para o ‘Minha Casa Minha Vida’. Dois foram por equívoco, do Império Serrano e da Acadêmicos de Niterói, mas assim que soube, determinei que esses dois fossem alterados. Não vamos tirar nenhuma escola de samba do lugar que estão. Sabemos da importância cultural, artística e social delas. Fiquem tranquilos. Jamais tiraríamos essas escolas. vamos construir as casas em outros terrenos”, garantiu o governador.

As escolas da Série Ouro ainda aguardam a construção da Cidade do Samba 2. A licitação que seria em junho de 2024 para definir a empresa responsável pelas obras não aconteceu. A previsão de inauguração é somente para 2026 para os desfiles de 2027. Enquanto isso o abandono do poder público com a cultura das escolas de samba é alarmante.