Faltando poucos dias para o início do Carnaval 2025, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, fez sua tradicional visita aos barracões das escolas do Grupo Especial, na Cidade do Samba, na última quarta-feira. Acompanhado pelo presidente da Liesa, Gabriel David, e por autoridades municipais, como o vice-prefeito Eduardo Cavaliere, o presidente da Câmara do Rio, Carlo Caiado, e o presidente da Riotur, Bernardo Fellows, o prefeito foi recebido pelos presidentes e carnavalescos das agremiações.
* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp
Em conversa com os jornalistas, Eduardo Paes falou sobre a expectativa para os desfiles do Grupo Especial: “Eu tinha achado que no ano passado a gente tinha chegado no auge do carnaval, que a gente não podia fazer coisa melhor. Esse ano, com os carros que vi aqui, só tem coisa monumental, vai ser mais uma vez uma festa imperdível. Tenho certeza de que quem for à Sapucaí, nesses três dias, quem assistir pela televisão, vai se divertir muito, se impressionar com essa manifestação cultural”, declarou o prefeito, destacando a importância dos enredos que serão apresentados na avenida em 2025: “Essa é a função do carnaval: chamar a atenção para os temas importantes da sociedade”.

Paes também comentou sobre a mudança no calendário dos desfiles, que inclui um inédito terceiro dia. Ele afirmou que a novidade permite que o público aproveite com mais calma e acompanhe todas as escolas sem se cansar. “Só vai cansar mais a quem vai todas as noites. É tanta diversão que a gente nem se cansa. Eu acho que permite que as pessoas vejam com mais calma, acompanhem todo o desfile”, disse. Além disso, o prefeito ressaltou o impacto econômico positivo da decisão, destacando que a qualidade do evento requer investimentos significativos. “E, óbvio, tem o ganho econômico também. Essa é uma festa que, se você vir a qualidade do que estão entregando, custa dinheiro”, concluiu.

O prefeito esclareceu ainda uma notícia recente sobre as restrições de itens permitidos no Sambódromo, enviando uma mensagem direta ao público que assistirá aos desfiles nas arquibancadas da Marquês de Sapucaí. “Saiu uma notícia meio truncada hoje sobre o que as pessoas podem ou não podem levar para o Sambódromo. Galera da arquibancada, se quiser levar sua coxinha de galinha, seu quibe, seu sanduíche, sua cervejinha, pode ir em paz, está tudo liberado. Foi meio que um problema de comunicação, mas está tudo resolvido”, afirmou o mandatário.
Teto de gastos e sustentabilidade financeira das escolas
Sobre a proposta de estabelecer um teto de gastos para as escolas de samba, tema que havia defendido em entrevista recente, Paes afirmou que a discussão ficará para depois do Carnaval. “Deixa passar esse carnaval que a gente conversa sobre isso. Isso é uma coisa lá para frente. É uma festa grandiosa. A gente quer o tal do fair play. A gente quer permitir que todo mundo dispute com igualdade de condições. Um teto que seja um teto lá em cima, que permita as escolas fazerem isso”, explicou.

O prefeito destacou a importância de garantir a sustentabilidade financeira das agremiações, reduzindo a dependência de patrocínios e recursos governamentais. “E eu acho que, do jeito que a Liesa está caminhando, do jeito que as coisas vão ser administradas, a gente vai potencializando essa sustentabilidade das escolas, que podem depender menos de patrocinadores e até do governo”, comentou Paes.

Cidade do Samba 2
Por fim, sobre a Cidade do Samba 2, projeto que abrigará as escolas de samba da Série Ouro, o prefeito não deu uma previsão concreta para a entrega. “A obra está voltando agora. Não é uma obra que termine para o próximo carnaval, vamos tentar acelerar, mas a gente vai entregar a Cidade do Samba 2”, finalizou.