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Mocidade Alegre ignora passarela úmida e mostra muita competência no quesito a quesito

Mesmo em um dia com bastante chuva em São Paulo, atual bicampeã do carnaval paulistano fez um ensaio técnico com muito canto, movimentações da bateria e emoção de mestre Sombra

Por Will Ferreira e fotos de Fábio Martins (Colaboraram Gustavo Lima, Lucas Sampaio, Nabor Salvagnini e Naomi Prado)

O domingo reservou bastante chuva para a cidade de São Paulo – algo que costuma prejudicar muitas escolas de samba. Não foi o que aconteceu com a Mocidade Alegre, atual bicampeã da folia no município. Enfrentando uma garoa que ia e voltava no primeiro ensaio técnico de 2025 para os componentes, a Morada do Samba mostrou a tradicional competência no quesito a quesito, algo que já se tornou padrão para a agremiação do bairro do Limão nas últimas décadas. Com o enredo “Quem Não Pode com Mandinga Não Carrega Patuá”, a agremiação, que será a terceira a desfilar no sábado de carnaval (01 de março), busca conquistar o terceiro tricampeonato de fato da história da instituição.

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Comissão de Frente

A inspiração para todo o quesito, claramente, é africana. Os personagens (que, inclusive, vieram fantasiados, engrandecedo o espetáculo) tinham pinturas corporais e indumentárias ao continente em questão – e haviam dois coreografados com destaque, sendo a feminina aparentando representar Iansã. O elemento coreográfico, porém, estava completamente embalado – e, aqui, vale relembrar que o dia foi bastante chuvoso em São Paulo e que a própria Mocidade teve instantes com garoa no ensaio técnico. A coreografia, realizada prioritariamente no chão, teve muita energia e proximidade entre os componentes, criando a sensação de que eles terão diversos momentos em conjunto – algo que vai ao encontro do que a fé, norte do enredo, imagina pensar.

MocidadeAlegre et Comissao 1 1

Sobre a chuva e relação dela com a agremiação, Junior Dentista, diretor de carnaval da Mocidade Alegre, destacou que não foi apenas a comissão de frente que precisou de adaptações: “Ainda faltaram pessoas que estão chegando. Tem algumas alas que ainda não estavam completas, eu preciso desse povo para poder colocar eles no esquema do canto e também na dança. A chuva atrapalhou um pouquinho a chegada de alguns componentes, então tiveram algumas alas um pouco defasadas – mas a gente entende esse aspecto. Sempre tentamos aprimorar tudo ao máximo, queremos chegar no nível de excelência. Precisamos desfilar com a regra de baixo do braço. Agora, é mais empolgação e mais canto”, destacou.

Mestre-sala e Porta-bandeira

MocidadeAlegre et CasalDiegoNatalia

Mais um quesito que engrandeceu o ensaio técnico. Diego Motta e Natália Lago vieram com as mesmas fantasias utilizada no desfile campeão de 2024, trazendo ainda mais brilho para a exibição de cada um deles. Sobretudo durante a exibição na arquibancada Monumental, eles investiram na interação com o samba, algo que ficou expresso no refrão do meio: quando a canção fala que “o gingado atrevido exala da cor”, ambos dançam; já quando a obra fala dos “balangandãs para enfeitar”, eles fazem um movimento mais amplo, emulando os tais balangandãs. Também vale pontuar que ambos estavam com os calçados naturais, sem trocas – mesmo com a garoa e com a passarela ainda molhada.

Como ponto de atenção, por conta de uma corrente de vento no Setor D, a reportagem flagrou, em um rápido instante, uma discreta enrolada de pavilhão – algo que, em poucos segundos, foi reparado. Também é importante pontuar que o ponto em questão não está em um tradicional local em que ficar os módulos de jurado. Há, por sinal, uma peculiaridade: ao contrário do que normalmente acontece em São Paulo, Natália estava segurando o mastro que conduz o pavilhão sem apoiá-la no braço – o que mostra a habilidade da profissional da Morada. Outra novidade da agremiação: não apenas o primeiro, o segundo casal também tinha guardiões.

Harmonia

Um dia chuvoso é sempre um desafio para o quesito. E ele foi muito bem superado pela Mocidade. É bem verdade que, desde o esquenta, Solange Cruz, presidente da escola, e Igor Sorriso, intérprete, interpelavam os componentes – o cantor, por exemplo, perguntou se havia alguém com medo de chuva e se alguém iria desistir por conta da água. Na passarela, entretanto, a canção foi muito bem cantada em todos os setores – a ala “Samb@legre”, entretanto, se destacou no canto. A cada um dos grandes movimentos da Ritmo Puro (três paradões no refrão principal e duas convenções no refrão do meio), bateria comandada por Mestre Sombra, os componentes aumentavam ainda mais o som. Ainda sobre o comandante dos ritmistas: ele, em alguns momentos, parecia bastante emocionado – vale destacar que, há algumas semanas, ele retomou o posto na prática após um breve hiato para realizar um tratamento de saúde.

MocidadeAlegre et IgorSorriso

Um dos componentes que gostou do que foi feito foi mestre Sombra: “Tudo está dentro do que a gente planejou. Quando está dentro do que a gente planejou, é se preocupar somente em ter atenção e não deixar voltar nada para trás. O detalhe agora é atenção e disciplina. Agora, vamos sentar com a diretoria e vamos ver. A bateria é muito grande, se eu falar para você que eu ouvi a bateria inteira lá da frente, eu estarei mentindo. Mas eu tenho minha diretoria. A gente vai sentar e vamos apurar os fatos. Deu tudo certo como a gente planejou? Deu. Tem alguma coisa para ajustar? Tem. Vamos correr atrás de tudo que notarmos”, disse.

Citando a Harmonia mas falando de maneira mais ampla, Junior Dentista detalhou o que foi observado na apresentação – e como as observações foram realizadas: “Temos três ensaios técnicos, esse primeiro técnico, é para testar o andamento da escola, tempo de saída de comissão de frente, tempo de apresentação do primeiro casal, espaçamento, que hoje é por grade. Então trabalhamos muito pra ver se deu certo, gravamos com drone, tá específico nesses pontos E tomara que tenha dado certo, mas o meu feedback no rádio Que a escola cantou, claro que vamos melhorar mais ainda, mas a escola veio chacoalhando estamos numa evolução”, declarou.

Evolução

MocidadeAlegre et PresidenteSolange 3

O que mais chamou atenção em tal aspecto foi o número expressivo de alas com passo marcado, sobretudo nos primeiros grupos de componentes – até mesmo antes do abre-alas, por exemplo, uma delas já fazia suas coreografias. Conforme a agremiação ia desfilando, é bem verdade, elas foram dando lugar a alas sem coreografias. Quanto ao quesito em si, nada a se pontuar: a Morada do Samba teve uma evolução uniforme, com momentos de menor velocidade apenas em momentos como apresentações para cabines de jurados ou movimentações da bateria em relação ao recuo.

Embora sem falar explicitamente, Junior Dentista também deu indícios que gostou da apresentação quando perguntado sobre o que poderia ser melhorado para os próximos ensaios técnicos da escola: “Somos muito exigentes para manter os próximos ensaios perfeitos e chegar no dia muito bem. Nos cobramos muito e vamos avaliar o que identificamos drone, vamos fazer uma reunião em geral. Veremos alguns pontos em que podemos melhorar, alguns pontos em que não se pode vacilar para no segundo ensaio estar tudo redondo. No terceiro não pode ter erro, tem que estar preparado para a pista, para sempre manter evolução”, pontuou.

Samba

MocidadeAlegre et 4

Todos os responsáveis pela execução do samba-enredo, mais uma vez, tiveram uma grande noite. Igor Sorriso mostrou que estava em ótima forma ao entoar os já clássicos hino da agremiação e Exaltação ao Pavilhão – canções conhecidas em todo o país por quem acompanha escolas de samba. Com ótima condução da obra, ele mostrou estar focado em interpretar o samba, sem tantos cacos. Já a “Ritmo Puro”, com andamento mais cadenciado tal qual esteve na gravação do CD, colocou todos os presentes para curtir o samba – e, como dito anteriormente, empolgou a cada convenção.

Outros destaques

Reinando absoluta à frente da “Ritmo Puro”, a já histórica Aline Oliveira, inteira de verde. Conhecida por ter entre seus mais influentes componentes Thelma Assis, campeão do Big Brother Brasil 20, dois participantes do BBB 23 desfilaram pela Morada do Samba: Fred Nicácio e Sarah Aline.

MocidadeAlegre et RainhaAlineOliveira 1

Sobre a questão clínica citada, mestre Sombra trouxe a visão pessoal dele: “Isso aí é uma lição para eu me cuidar melhor. Pensei que eu ia ficar fora do carnaval, mas graças a Deus estou me cuidando. É o poder da recuperação, graças a Deus! Está tudo bem. Hoje não choveu, se tivesse chovido eu não iria ensaiar, não posso ficar com o pé molhado de jeito nenhum. São Pedro, e os deuses do carnaval abençoaram para que eu pudesse passar no ensaio. E vamos à luta, vamos continuar trabalhando! Graças a Deus eu tenho uma equipe maravilhosa que tocou o trabalho até agora. Eu só tenho a agradecer a eles. Agora é dar sequência, me cuidar melhor para não acontecer isso de novo”, comemorou.

Veja mais fotos do ensaio

MocidadeAlegre et MocidadeAlegre et 3 MocidadeAlegre et Baianas MocidadeAlegre et CarnavalescoCaioAraujo 1 MocidadeAlegre et Diretoria 1 MocidadeAlegre et MeninosDaMorada 1 MocidadeAlegre et MestreSombra 4 MocidadeAlegre et Ritmista MocidadeAlegre et Thelminha 2

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