O ministro dos Direitos Humanos, Silvio de Almeida, usou uma peça do enredo da Beija-Flor de Nilópolis do Carnaval de 2022, intitulado “Empretecer o pensamento é ouvir a voz da Beija-Flor”, enquanto se dirigia à Suíça para discursar na sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU. Ele usou o boné característico dos integrantes da agremiação durante aquele Carnaval, no qual está estampada a palavra “Empretecer”.

Foto: Reprodução de internet

“Acabei de chegar a Genebra, na Suíça, onde discursarei nesta segunda-feira (26) no Segmento de Alto Nível da 55ª sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU. Em outubro de 2023, o Brasil foi novamente eleito para o Conselho de Direitos Humanos da ONU, marcando o sexto mandato consecutivo no órgão durante o período de 2024-2026”, escreveu o ministro em seu Instagram, onde aparece em uma foto usando a peça.

Em 2022, a Beija-Flor de Nilópolis trouxe para a Sapucaí toda a contribuição intelectual do negro para a construção do Brasil. A escola retornou às origens da civilização para apresentar a brilhante influência que o povo negro teve, e que foi apagada pela colonização europeia.