Em entrevista ao CARNAVALESCO, os mestres de bateria da “Tem que respeitar meu tamborim”, Rodrigo Explosão e Taranta Neto, compartilharam detalhes sobre a experiência de comandarem o ritmo da Verde e Rosa.

“Estamos representando a nossa raça, a nossa ancestralidade, o povo bantu, originário do Congo e de Angola. Um povo que sofreu e fez tudo pelo Rio. Essas são as heranças que eles nos deixaram e que cultivamos hoje. Portanto, estamos representando nossa comunidade, o Morro da Mangueira”, declarou Taranta Neto.
Quando questionados sobre como tem sido essa parceria de sucesso e se há algum segredo para manter a harmonia, a resposta foi dada com clareza:
“É muito trabalho! Acredito que a presidente Guanayra acertou ao unir eu, Urso, Marquinho, Douglas, Digão e Vitor. Temos uma conexão muito boa no trabalho, principalmente durante a escolha do samba, quando estamos mais reunidos. É nesse momento que integramos as partes musicais – cordas, canto e bateria. Tudo isso se reflete agora, mas começa a ser construído desde outubro, para que a partir de agora possamos colher os resultados”, afirmou Rodrigo Explosão.
É fundamental destacar como está sendo a integração entre a escola mãe e a escola mirim na bateria. O mestre Rodrigo expressou sua satisfação:
“Para nós, a maior gratificação da Mangueira é a existência da Escola Mirim, que nos formou. Hoje, ela tem uma representatividade significativa dentro da nossa escola. Eu, Urso, Douglas, além da Evelyn e do Matheus, somos exemplos de que esse investimento dá frutos. Todas as escolas deveriam investir nessa base, pois é dela que nascem os novos talentos”, disse o mestre Rodrigo, emocionado.
Já o mestre Taranta Neto garantiu que a escola trará surpresas para o desfile oficial e adiantou que parte delas foi apresentada durante o ensaio técnico na Sapucaí:
“Surpresas sempre existem! Fizemos uma amostra no ensaio técnico, mas para o desfile estamos preparando algo especial que irá surpreender a todos. Aguardem uma bateria da Mangueira com ritmo cadenciado, repleta de novidades e com a Estação Primeira na disputa pelo título!”, exclamou Taranta, empolgado.
A escola de samba Estação Primeira de Mangueira desfilará na Marquês de Sapucaí no domingo, 2 de março de 2025, entre 2h e 2h20, na primeira noite dos desfiles do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro.