Há 16 anos o Mestre Rodney comanda a bateria da Beija-Flor de Nilópolis e, após o título de 2025, a agremiação vem vivendo um momento especial, com muita confiança e expectativa de ser campeã novamente, no Carnaval 2026. Neste domingo, a escola encerrou o primeiro final de semana de ensaios técnicos, um dos destaques foi o canto forte da comunidade e o trabalho da bateria. Em 2026, a Beija-Flor levará à Sapucaí o enredo “Bembé”, idealizado pelo carnavalesco João Vitor Araújo, em celebração a maior manifestação de Candomblé do mundo, conhecida como Bembé do Mercado, que ocorre na cidade de Santo Amaro, na Bahia. Em entrevista ao Site CARNAVALESCO, o Mestre Rodney comentou sobre o trabalho que vem fazendo com a bateria e as expectativas para o Carnaval 2026.

“É mais um trabalho, com um samba maravilhoso, um enredo que tem a ver com a nossa ancestralidade, com a minha religião, com a minha cultura… não tem preço”, diz Mestre Rodney.
Rodney não quer contar vantagem antes da hora, apesar de querer ganhar o campeonato e estar trabalhando com esse objetivo, ele prefere esperar o desfile acontecer, para saber como, de fato, foi o desempenho da agremiação.
“Eu acho que primeiro a gente tenta fazer um grande desfile. Isso vai ser consequência do nosso grande desfile, entendeu? Todo mundo pensa assim, eu também não vou ser leviano que não quero, lógico que quero, mas a gente vai trabalhar para isso, papai do céu abençoar e a gente vai conseguir na avenida”, afirma Mestre Rodney.
Sobre o que esperar da bateria Soberana no desfile, o Mestre falou que entregarão o de sempre: os ritmistas vão se doar, com dedicação, empenho ao máximo, até “a mão sangrar”. Farão tudo pela agremiação, para levar a taça novamente para Nilópolis.
O quesito Bateria recebeu um novo subquesito, que pede criatividade nas baterias. Mestre Rodney afirmou que irá atender o regulamento, mas acredita que é algo subjetivo, pois cada pessoa entende o significado de criatividade de uma forma.
“Eu acho muito subjetivo o que seria criatividade para ele, para mim pode ser uma coisa. Mas o que está dentro do regulamento, a gente procura atender o regulamento para não ser penalizado. Com relação a isso, eu estou muito feliz, muito tranquilo, porque o nosso arranjo, graças a Deus, mais uma vez a gente foi muito feliz na concepção do arranjo. A gente está tranquilo, trabalhando muito, ensaiamos exaustivamente. Agora é esperar a hora H, que papai do céu abençoe a gente, brigar pelo carnaval, para ser campeão mais uma vez”, afirma Rodney.
Para o Mestre, a Beija-Flor voltou a viver um momento especial. Vale lembrar que antes do campeonato de 2025, a agremiação passou 6 anos sem ganhar, assim, o título do último carnaval deu um ar de esperança à agremiação.
“Beija-Flor com cara de Beija-Flor. Tivemos a felicidade de ter dois grandes sambas, dois grandes enredos e tudo bota no lugar devido, eu acho que a gente está no caminho certíssimo”, conclui Mestre Rodney.










