A Unidos do Jacarezinho realizou seu ensaio de bateria no Setor 11 da Marquês de Sapucaí. A escola, que subiu da Série Prata, vai abrir os desfiles na Marquês de Sapucaí na sexta-feira de Carnaval, com o enredo “O ar que se respira agora inspira novos tempos”, homenageando o cantor e compositor Xande de Pilares, retornando à Passarela do Samba após mais de uma década. A bateria “Show Mil” esteve presente em peso para a realização do ensaio, sob o comando de mestre Rafael Pelezinho, realizando o reconhecimento do solo sagrado da Sapucaí. Além disso, a ala de passistas também realizou seu ensaio.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

Rafael Pelezinho conversou com o CARNAVALESCO sobre a realização do ensaio no Setor 11 da Avenida, ressaltando a importância de trazer a bateria para este momento, já visando acertar detalhes para o ensaio técnico e para o desfile da agremiação. O mestre reforçou ainda que está muito empolgado e feliz com este momento tão importante para ele: conduzir a bateria da sua escola de coração, apostando nas marcações como o grande destaque da “Show Mil” em 2026.

jacarezinho bateriasetor11 1
Fotos: Matheus Morais/CARNAVALESCO

“Para mostrar um pouco do que a bateria do Jacarezinho está fazendo e também fazer uma prévia para o ensaio técnico, que será no dia 23 de janeiro. É difícil falar em qual naipe estamos apostando mais, mas creio que seja nas marcações, justamente pelas bossas, que são bossas de explosão, em que os surdos de primeira, segunda e terceira vêm para dar aquele molho e aquele swing na bateria”, destacou.

Entre paradinhas e bossas, Pelezinho pensou para a bateria do Jacarezinho algo mais ligado à melodia do samba. Ele contou que planejou duas bossas e acredita que uma delas vai conquistar os espectadores da Sapucaí: uma bossa com pagode, na linha do homenageado Xande de Pilares. Segundo o mestre, tanto essa quanto a outra bossa serão os trunfos da bateria.

jacarezinho bateriasetor11 3

“A melhor coisa é ter um samba com uma melodia boa, porque não só eu, como mestre de bateria, mas também junto com os diretores, pudemos fazer essas duas bossas maravilhosas que vocês vão escutar no dia 23 de janeiro e no dia 13 de fevereiro. E a que vai conquistar, creio que seja a do pagode, porque não tem como fazer bossas e não ter uma roda de samba no meio da bateria. Não fizemos hoje, mas no ensaio técnico nós iremos abrir a bateria na bossa do pagode; a roda de samba vai vir no meio, junto com a nossa rainha e o nosso rei de bateria”.

jacarezinho bateriasetor11 2

Por fim, o mestre pontuou o que esperar da Rosa e Branco neste retorno à Sapucaí, onde desfilou pela última vez em 2013, ficando mais de uma década longe do chão sagrado da Passarela do Samba.

“Podem esperar muita empolgação, muito samba no pé e a comunidade toda cantando esse samba maravilhoso do Jacarezinho”, encerrou.

jacarezinho bateriasetor11 4