“Já éramos patrocinadores da festa mais popular do mundo, agora somos patrocinadores do maior espetáculo do mundo”. Com essa declaração de impacto, Felipe Castaño, Diretor de Marketing & Growth do Mercado Pago, anunciou a empresa como a nova patrocinadora oficial do Rio Carnaval para a edição de 2026. A parceria com a Liesa e a Dream Factory levará não apenas a marca para a Sapucaí, mas também um pacote de inovações financeiras, incluindo um prêmio turbinado que renderá 120% do CDI para as escolas campeãs.
* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

A decisão de patrocinar os desfiles do Grupo Especial foi um passo natural para a empresa, que já investia na folia. “A gente já patrocina o carnaval de rua do Brasil de Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, nos últimos dois anos e renovamos para o terceiro ano”, explicou Rodriguez. A parceria anterior no carnaval de rua, descrita como “ótima”, abriu as portas para o investimento no Sambódromo.
A grande novidade do patrocínio é o benefício direto para as agremiações. Segundo o diretor, a premiação terá um rendimento inédito. “O prêmio do Rio Carnaval 2026, a partir de hoje e até a quarta-feira de cinzas, ele vai estar rendendo 120% do CDI. As escolas ganhadoras (que vão para os desfiles das campeãs), além de levar o prêmio, vão levar o equivalente a esse rendimento”, anunciou. A ideia, segundo ele, é uma “inspiração no nosso cofrinho, que é o que mais rende no Brasil”.
O apoio se estenderá também à base das escolas, com foco nos pequenos empreendedores. “Vamos ter as maquininhas, a gente vai ter condições especiais para os empreendedores”, afirmou, garantindo que o objetivo é integrar as soluções da empresa de forma orgânica à festa. A intenção é que os benefícios sejam apresentados “de um jeito mais lúdico, de um jeito que seja entretenimento e não interrupção, que é muito o que acontece com a publicidade hoje em dia”.
A força do carnaval também foi sentida na resposta do público. Felipe Castaño confessou sua surpresa com a alta procura pelos ingressos para 2026, que pela primeira vez contaram com parcelamento sem juros oferecido pela plataforma. “Me surpreendeu muito a procura pela venda de ingresso, a gente conseguir um esgotamento da terça-feira antes do domingo já é uma coisa bastante relevante”, disse. Para ele, a demanda reflete o empenho das agremiações: “Me surpreende ainda mais como a gente vê hoje essa energia e o trabalho que por 12 meses as escolas fazem para chegar finalmente no carnaval”.