A Viradouro ganhou um novo reforço de peso para o seu time de musas em 2026. A paulista Madu Fraga, rainha de bateria do Vai-Vai, foi anunciada pela Vermelha e Branca de Niterói e não escondeu a emoção em estrear no desfile da atual campeã do carnaval carioca. O convite oficial aconteceu em reunião com o diretor executivo da escola, Marcelinho Calil. Ao CARNAVALESCO, ela destacou que sua ligação com a Viradouro começou no ano passado, quando conheceu um ensaio e, desde então, ficou encantada com a energia da comunidade.

“O ano passado eu vim conhecer o ensaio da Viradouro e aí eu me apaixonei, mas esse convite só aconteceu agora em 2025, no dia 18 de junho. Foi pelo Marcelinho Calil. A gente fez uma reunião e ele me chamou como sambista para estar aqui brilhando ainda mais no time de musas da Viradouro”, contou.
Responsabilidade de representar no Rio sendo paulista
Reconhecida no carnaval de São Paulo, onde reina pelo tradicional Vai-Vai, Madu reforçou que encara o posto de musa da Viradouro como um marco especial em sua trajetória, principalmente por quebrar preconceitos entre sambistas dos dois estados.
“Eu me sinto muito honrada, principalmente, por eu ser paulista. Existe esse preconceito entre Rio e São Paulo, principalmente de quem não é do samba. E como eu fui convidada como sambista, friso muito isso, porque em São Paulo eu sou muito respeitada, sou rainha e sou cria de uma escola que vai completar 100 anos. Entrar no time de musas da Viradouro, que é o melhor time do carnaval do Brasil, é motivo de muita felicidade”, afirmou.
Rio x São Paulo: diferenças e semelhanças
Questionada sobre as diferenças entre os carnavais do Rio e de São Paulo, Madu fez questão de valorizar a vivência comunitária e o respeito que cercam as escolas, mas reconheceu a visibilidade midiática do desfile carioca.
“O carnaval é muito parecido em tudo, mas a visibilidade que o Rio traz é maior pela mídia e pelo dinheiro. Aqui é muito visto, a mídia está aqui. Mas em experiência, comunidade, responsabilidade e respeito, não muda nada. O pavilhão é sempre maior do que qualquer pessoa”, destacou.
Conciliando Vai-Vai e Viradouro
Madu também comentou sobre como pretende conciliar os compromissos em São Paulo e no Rio de Janeiro. Segundo ela, tudo foi conversado previamente com as duas escolas, e a agenda, apesar de corrida, está organizada.
“Isso foi muito conversado na reunião. O meu ensaio em São Paulo é de domingo e aqui tem ensaio de rua na Amaral Peixoto. Vou me dividir, vai ser correria, mas faz parte. É uma nova experiência e eu estou pronta para viver isso”.
Com a chegada de Madu Fraga, a Viradouro reforça ainda mais o seu time de musas, conhecido por reunir grandes nomes e por ser um dos mais fortes do carnaval brasileiro.