Por Gustavo Lima e Will Ferreira

Parafraseando um dos alusivos da Acadêmicos do Tatuapé, ‘na rua Melo Peixoto já tem samba’ para o Carnaval 2026. A obra vencedora da eliminatória, na realidade, é a específica das obras enumeradas 02 e 08 da eliminatória. Dessa maneira, o samba que embalará o desfile de “Plantar para colher e alimentar: tem muita terra sem gente e tem muita gente sem terra” foi composto por Turko, Zé Paulo Sierra, Silas Augusto, Rafa do Cavaco, Claudio Russo, Luis Jorge, Fabio Souza, Dr. Élio, Aquiles da Vila, Fabiano Sorriso, Marcos Vinícius, Lucas Donato, Salgado Luz, Daniel Goulart, Fabian Juarez, Fábio Oliveira, Wagner Forte e Chico Maia. A canção foi apresentada à comunidade e ao universo do samba paulistano na quadra da azul e branca, localizada abaixo do viaduto Antônio Abdo, na Zona Leste de São Paulo, no último sábado. O CARNAVALESCO conversou com diversos nomes importantes da Acadêmicos do Tatuapé e traz o panorama não apenas da canção, mas de todo o evento.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

tatuape final2526 11
Fotos: Gustavo Lima e Will Ferreira/CARNAVALESCO

Com a palavra, os compositores

Um dos autores da obra, Marcos Vinícius, explicou como foi formado a obra campeã do concurso da agremiação: “É o meu segundo samba dentro da escola. É uma particularidade, em que o nosso samba tem os dois refrões e o final da segunda. É uma honra ganhar no Tatuapé, uma escola que está sempre brigando por títulos. Uma agremiação muito bem montada, organizada e isso é surreal para mim. Eu e meus parceiros estamos muito felizes”, destacou.

tatuape final2526 03
Um dos autores da obra, Marcos Vinícius

Turko, também presente na composição, destacou a dinâmica realizada para chegar à obra final: “O processo de criação era mandar a mensagem da colheita. ‘É muita terra sem gente, muita gente sem terra’. Também queríamos fazer um samba alegre e aí está o resultado: um samba com o objetivo de levar alegria para a comunidade e mandar essa mensagem de que a gente tem espaço para poder plantar. Não precisa brigar ou matar. É só fazer a posição correta que a gente consegue viver e se alimentar bem, mantendo o mundo unido através do alimento que é necessário nos dias de hoje”, refletiu.

tatuape final2526 04
Compositor Turko

Para caber no projeto

Os dois compositores ouvidos pela reportagem do CARNAVALESCO destacaram que, se o sentimento por ter uma aquecida no final do concurso não é de felicidade plena, há o orgulho de escrever o próprio nome na história da instituição. Marcos Vinícius explica: “Sobre junções, acho que tem que chegar no resultado final que é o melhor para a escola. Como compositor, a gente sempre quer ganhar. É hipocrisia falar que não. Mas nós também temos que pensar no que é melhor para o pavilhão no resultado final do trabalho. A primeira parte é a construção do samba, que é a eliminatória e a disputa. Nós que vivemos o carnaval há muitos anos, quando a gente vê que a escola está em uma linha de chegada para brigar pelo título com um o samba nosso, eu abro mão dessa vaidade”, comentou.

tatuape final2526 07

Turko foi pelo mesmo caminho: “Se eu te falar que é uma sensação de vitória igual, eu vou estar mentindo, não é. Mas a gente sempre pensa no melhor para a escola. Se o Tatuapé achou que a fantástica série o melhor resultado, sempre estamos respeitando. A gente sempre pensa no melhor para a escola e eles optaram por isso. A escola tem todo o projeto e a estrutura já planejada e planejada. Eu acredito que seja o melhor realmente. Vamos sempre respeitar a decisão”, afirmou.

Resultado satisfatório

Se os próprios compositores se ofereceram resignados com a concessão de obras e conteúdos por, de alguma maneira, colaborarem com a agremiação, nomes importantes da Acadêmicos do Tatuapé comemoraram o resultado final da eliminatória. Celsinho Mody, intérprete da azul e branca, foi um deles: “Nesta especificamente que a diretoria foi proposta para o departamento musical, nós nos debruçamos muito para chegar em um resultado muito alegre e coeso. Estamos todos felizes. O samba é muito bom, tem uma letra forte sobre a agricultura e o homem do campo. Um samba que tem uma mensagem muito forte de esperança. É tudo que a gente gosta. Estou contente e a escola também”, resumiu.

tatuape final2526 05
Celsinho Mody, intérprete da azul e branca

Principal responsável pela idealização do desfile, Wagner Santos também elogiou o samba-enredo – logo depois de destacar a relação dele com a dinâmica dos compositores: “Eu sou um carnavalesco que, geralmente, gosto de escutar a obra finalizada. Eu não interfiro na criação dos compositores, porque a gente passa uma sinopse do trabalho – e eu confio no trabalho dos profissionais envolvidos na criação do samba. Acredito que é muito bonito. Gostei muito e espero que corresponda com aquilo que vamos apresentar na avenida. Que seja um casamento perfeito e bem trabalhado. Eu já tive a oportunidade de ouvir algumas prévias antes e gostei muito”, revelou.

tatuape final2526 06
Principal responsável pela idealização do desfile, carnavalesco Wagner Santos

O profissional, aliás, aproveitou para sintetizar o que será apresentado na avenida: “O nosso enredo em 2026 vai fazer uma homenagem ao pequeno agricultor. Retrata a importância dele na sua plantação, na colheita e como ele é importante para o Brasil”, destacou.

Personagem importante do Tatuapé a elogiar a canção de Erivelto Coelho, um dos presidentes da instituição, sem omitir todos os percalços: “Acho que tudo que nós planejamos e idealizamos deu certo. Foi uma escolha difícil. Tito que enfrentar os desafios da descoberta, algo que não é fácil. Não é o primeiro ano que o Tatuapé isso: já é a quarta vez. É importante, principalmente por conta Outro de serem sambas com dois tons diferentes. A gente conseguiu, com a ajuda de toda a nossa ala musical, departamento cultural e principalmente do nosso intérprete Celsinho, ter um resultado muito melhor do que a gente imaginava. Depois que nós ouvimos e separando os sambas finalistas, chegamos à conclusão de que esses dois tinham algo diferente”, revelou.

tatuape final2526 08
Erivelto Coelho, um dos presidentes da instituição

O presidente, por sinal, destacou o processo dele próprio em relação à obra finalizada, se adaptando cada vez mais a cada audição: “Quando nós fizemos o primeiro ensaio na Fábrica com a ala musical, vimos que não vimos o caminho certo. Quando levamos para o estúdio na semana passada, tivemos a certeza de que fizemos a escolha certa. Talvez seja um dos melhores sambas que nós já tivemos aqui, porque ele é uma obra com características bem diferentes do que o Tatuapé está acostumado. É uma obra ‘mais povão’, com balanço diferente. É uma linha que o Tatuapé não tem levado ultimamente e a gente está apostando muito nisso, porque é um enredo popular”, comemorou.

Abundância de opções

Antes de revelar a obra finalizada, Celsinho destacou o número bastante amplo de composições escritas no concurso: ao todo, foram 21 sambas-enredo. Na visão de Erivelto, tal característica da eliminatória não aconteceu por acaso: “Acho que é uma forma de concurso que o compositor tem um custo bem menor. A gente tem mais tempo para avaliar, porque você não fica nessa questão só de quadra. Você consegue dar uma liberdade maior para o compositor em um custo muito mais baixo, conseguindo avaliar melhor”, pontual.

tatuape final2526 09

O rigor e a deferência com cada obra também foram muito presentes ao longo de todo o concurso, de acordo com o presidente: “A gente demorou quase 30 dias para dar a primeira eliminatória, porque nós ouvimos muito. Depois de 30 dias, eliminamos 13 sambas, depois 4 e, por último, nós decidimos fazer a particularidade.

Sinopse particular

Ao contrário do que acontece em boa parte das agremiações hoje em dia, o texto que norteia os compositores ao escrever um samba fica a carga de um departamento em especial do Tatuapé. Wagner explica: “A criação da sinopse é do departamento cultural da nossa agremiação, como todos os anos. Depois se tem uma prévia ao carnavalesco e eu dou umas pinceladas com o objetivo de chegar a uma proposta visual, para ter um começo, meio e fim. Estou contente com o enredo, com a proposta muito bonita, vamos trazer um belo visual para a avenida, um tema encantador, que com certeza as pessoas vão aprender a respeito um pouco mais e a valorizar a importância da terra na nossa vida e o pequeno agricultor. Uma terra sadia onde a gente pode plantar sem sofrer consequências futuras”, comentou, aproveitando para já informar ao mundo do samba como a agremiação virá ao Anhembi.

tatuape final2526 10

Grupo unido

Tida como uma das melhores alas musicais do carnaval paulistano na atualidade, os músicos do segmento foram exaltados pelo comandante do carro de som – que, agora, terá mais um instrumento consigo: “Na minha voz, o samba caiu como uma luva. Não sei se é porque eu estou aqui há muito tempo, mas as características ficaram muito boas para mim. Com o trabalho que foi feito no samba, não é mais uma descoberta. É um samba só. A ala musical é muito feliz porque participou do processo e é muito Integrados Nós temos as mulheres, como a Keila Regina que é um espetáculo, um chamativo As cordas são sensacionais e agora nós ganhamos até um sanfoneiro”, finalizou Celsinho Mody.

tatuape final2526 12

Doze horas de festa

Se o grande momento do sábado foi a apresentação do samba-enredo, a comunidade inteira da escola pode aproveitar um evento extenso. Com direito a feijoada, a quadra foi aberta às 13h e teve shows dos DJs, da cantora Helen Cristina, da banda Ducontra e do tradicional Samba da Velha Guarda. A troca dos quatro pavilhões da agremiação veio logo na sequência, tal qual a coroação de Vivian Cristinelle, nova princesa da Qualidade Especial – bateria da agremiação. Diversos setores da Acadêmicos do Tatuapé (como a ala das passistas, a ala das baianas, a ala das crianças e a ala teen) se apresentaram ao som de grandes sambas da história da instituição pouco depois. Após algumas últimas da obra já adaptada à vencedora, ainda houve o show de encerramento, ao som do grupo Pura Raça.

tatuape final2526 02