Para o carnaval de 2026, a Lins Imperial contará, no seu quadro de pesquisadores, com a dupla de professores Mateus Pranto e Kitalesi. Ao lado dos carnavalescos Agnaldo Correa e Edgley Cunha, os profissionais são responsáveis pela sinopse, pesquisa, desenvolvimento e defesa do enredo “Macacu – No caminho das águas cristalinas, reflete a alma da criação”.
* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

Mateus Pranto é formado em Letras-Literaturas (UFRJ), com trabalhos e pesquisas voltados para o carnaval e a música. Na folia, atua como diretor cultural, enredista e compositor. Desde 2020 faz parte do time de pesquisadores da Lins Imperial e no último carnaval foi também enredista da Unidos da Tijuca.
Seus enredos foram premiados nas seguintes ocasiões: Troféu Cultura Negra no Carnaval da Coordenadoria Executiva de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura do Rio de Janeiro (Lins Imperial 2022 e 2023) e Troféu Samba na Veia (Lins Imperial 2022). Foi um dos idealizadores da 1ª Semana de Carnaval & Empreendorismo da UFRJ, bem como do Troféu Madame Satã, relacionado ao enredo de 2023 da Lins Imperial, que reconhecia a importância de personalidades LGBTQIAP+ na luta contra a transfobia, homofobia, bifobia etc.
Pesquisador e doutorando em Letras Arnaldo César Roque, o Kitalesi tem 29 anos, é mineiro da cidade de Perdões, iniciado no Candomblé Congo-Angola, membro da comunidade Kupapa Unsaba (Bate Folha, Rio de Janeiro). No último carnaval, prestou consultoria à Estação Primeira de Mangueira e assina pelo segundo ano consecutivo a pesquisa da verde e rosa do Lins.
A Lins será a 12ª a desfilar, no domingo de carnaval, 15 de fevereiro de 2026 pela Série Prata do carnaval carioca.