A União de Maricá realizou, na última sexta-feira, seu ensaio de rua com muita alegria e força, na passarela do samba localizada na Rua Abreu Rangel, no centro de Maricá. A escola veio cantando forte seu samba para 2026, mostrando como ele foi abraçado por cada componente que anseia pelo título da Série Ouro e a subida para o Especial. Com bom desempenho, também se destacou o casal Fabrício Pires e Giovanna Justo, que demonstrou muita segurança na dança para 2026. A União de Maricá levará para a Sapucaí o enredo “Berenguendéns e Balangandãs”, do carnavalesco Leandro Vieira, sendo a sexta escola a desfilar no sábado de carnaval.
* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

MESTRE-SALA E PORTA-BANDEIRA
Com grande harmonia e segurança, Fabrício Pires e Giovanna Justo fizeram um excelente ensaio, demonstrando entrosamento e suavidade em uma dança clássica, com gestos e movimentos mais suaves em determinadas partes do samba e maior intensidade em outros momentos. Fabrício dançou muito bem ao longo do percurso, enquanto Giovanna equilibrou bem a suavidade de seus gestos com a força da dança, em especial mais para o fim da letra do samba. Ambos demonstraram bastante vigor e preparo durante todo o tempo do ensaio, guiando a frente da escola nesta sexta-feira.

SAMBA E HARMONIA
Zé Paulo comandou com maestria o carro de som da União de Maricá neste ensaio, jogando a comunidade maricaense para cima em todos os momentos, com desempenho muito firme dele e de seus cantores de apoio. A comunidade também cantou forte, dando voz durante o ensaio desta sexta-feira, mostrando muito vigor durante todo o tempo do treino, mantendo o samba sempre em alta, em especial nos refrões da obra e na subida para o refrão de cabeça, a partir de “Tantas pretas consagradas”, quando a voz já firme dos componentes ganha ainda mais força para cantar desta parte em diante.

Zé Paulo conversou com o CARNAVALESCO e avaliou o ensaio de rua desta sexta-feira, pontuando a evolução que observa nos foliões da agremiação, o abraço que os cidadãos estão dando à escola e o rendimento do samba de 2026.
“Acho que hoje fizemos um grande ensaio de rua. Temos feito grandes ensaios, mas, como eu falei no início, escola que está almejando alguma coisa tem que se arriscar. Acho que a escola entendeu esse recado e hoje cantou mais do que nos outros ensaios, evoluiu mais do que nos outros ensaios. Hoje a população de Maricá invadiu, a rua está lotada. Acho que não só a comunidade que desfila na escola, mas a cidade está começando a entender o quanto é importante abraçar a União de Maricá. É muito bacana ver isso. À medida que o carnaval se aproxima, temos que evoluir mais, fazer muito mais, chegar lá e ganhar esse título. É o que a gente vai fazer: ensaiar, trabalhar, tentar fazer um melhor que o outro, e assim chegar ao nosso objetivo”, declarou Zé.
EVOLUÇÃO
Pisando forte no chão de Maricá, a comunidade mostrou muita desenvoltura ao desfilar pelas ruas do centro da cidade. A Maricá demonstra que seus componentes estão leves e animados, movimentando-se bem durante o ensaio da escola, muitos fazendo coreografias, além das alas coreografadas, que também foram um ponto muito alto do ensaio. Os componentes se movimentaram bem, sem exageros e evitando ficar parados, fazendo a escola passar muito bem, sem correrias ou atropelos.

O presidente da União de Maricá, Matheus Santos, falou com o CARNAVALESCO sobre o crescimento da escola nos últimos ensaios e como isso vem se refletindo no desempenho da agremiação.
“O ensaio está em uma crescente muito grande, e desde que começamos nossos ensaios de rua neste ano, está em uma tendência que dá gosto de ver: o samba na boca do povo, o samba na boca da galera, todo mundo muito animado e empolgado com a obra, que foi eleita um dos melhores sambas da Série Ouro. O samba em si está em uma crescente, em uma evolução muito grande. Fico muito feliz com isso”, afirmou Matheus.

OUTROS DESTAQUES
A “Maricadência” deu um grande show sob o comando de mestre Paulinho Steves, com destaque para a bossa do refrão do meio do samba. Presente também esteve a rainha Rayane Dumont, que esbanjou simpatia e alegria ao longo do ensaio. A comissão de frente, comandada por Patrick Carvalho, não esteve presente no ensaio desta sexta-feira.










