A União de Maricá mostrou na tarde da última quarta-feira que está mais forte para o Carnaval 2026.A escola realizou sua primeira Feijoada de São Jorge, evento que uniu devoção, samba de qualidade e o pontapé oficial rumo ao ano que vem. Mais do que uma celebração, a feijoada simbolizou o reencontro da comunidade com sua agremiação e reforçou que a escola vem com força para disputar o acesso na Série Ouro.

Os shows de Arlindinho e Jô Borges aqueceram os ânimos e prepararam o terreno para o grande momento do dia: a estreia de Zé Paulo Sierra como novo intérprete oficial da escola. Recebido com entusiasmo, o cantor emocionou com sambas da escola e carisma, marcando sua chegada com uma performance arrebatadora.
O presidente da União de Maricá, Matheus Santos, visivelmente empolgado, projetou um futuro promissor: “O carnaval de Maricá está sendo muito comentado. Vamos com ambição, mas com humildade. Ainda somos um bebê na Série Ouro, mas estudando, trabalhando, vamos fazer história”, afirmou.
O carnavalesco Leandro Vieira, elogiado por Matheus como “uma caixinha de surpresas”, segue desenvolvendo o enredo para 2026, prometido para ser revelado até maio. Segundo ele, será uma proposta que une criatividade autoral com a identidade da escola.
A direção de carnaval também confirmou um dos momentos mais aguardados pela comunidade: a disputa de samba-enredo para 2026. “Vamos realizar quatro eliminatórias, ensaiar bastante e valorizar nossos compositores”, explicou Wilsinho Alves, diretor de carnaval.
* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp
Mauro Amorim, recém-chegado à diretoria de Harmonia, após passagem pela Mocidade Independente, reforçou o compromisso com a valorização da identidade musical da escola. Ele se mostrou motivado: “Aceitei esse desafio porque quero construir esse projeto junto. Quero ser peça dessa engrenagem. O que posso adiantar da disputa de samba é que será um processo que valorizará nossos compositores e a identidade musical da nossa escola”.
A chegada de Zé Paulo Sierra como intérprete principal foi amplamente comemorada. Wilsinho Alves destacou o ganho artístico que sua contratação representa: “A vinda dele representa um ganho musical enorme para a União de Maricá. Já tínhamos três grandes artistas aqui – Nino, Matheus e Bico – cada um com seu momento na escola. O Matheus é um cara da cidade, muito importante na história da escola. O Nino trouxe uma nuance diferente nos sambas, e o Bico tem aquela potência vocal. Agora com Zé Paulo, acho que vamos estar muito bem representados nesse segmento”‘, afirmou.
Sobre Mauro Amorim, o elogio foi direto: “Liguei para ele e ele respondeu na hora: “Estou junto!”. É um profissional de extrema competência. Esperem excelência! A gente tem feito grandes carnavais. No primeiro ano na Série Ouro, fizemos um carnaval técnico e bonito. Acho que merecíamos o acesso, mas vamos tentar de novo. Com essa nova equipe, estamos mais perto”.
Zé Paulo Sierra conversou com o CARNAVALESCO e revelou o entusiasmo com o novo desafio: “Desde o primeiro contato, fiquei empolgado. Já vivi essa experiência na Viradouro em 2013. E essa energia de crescimento é contagiante. Por trás dos sorrisos, vem muito trabalho duro pela frente. Temos um time de Grupo Especial. E o mais importante: todo mundo aqui tem a mesma vontade, o mesmo objetivo. Pode anotar: vamos levar essa escola para o Grupo Especial em breve”, afirmou, que trouxe duas parceiras de longa data, Millena e Roberta, para fortalecer o carro de som.
Sobre a parceria com Mauro Amorim, Zé Paulo foi categórico: “Já trabalhamos juntos e sei que essa união vai dar certo. Ele é um profissional de extrema competência, fez um grande trabalho na Mocidade, e ter ele aqui na harmonia é um privilégio”.
Dividindo-se entre a Imperatriz Leopoldinense e a União de Maricá, o carnavalesco Leandro Vieira falou sobre sua rotina criativa: “É como exercitar músculos diferentes. Cada escola tem sua alma. E meu papel é traduzir isso em formas, cores e movimento”, declarou.
Sobre o enredo de 2026, ele manteve o mistério, mas garantiu que a ambição é grande: “A escola está dando sinais claros de que quer um carnaval de alto nível”.
Mais imagens do evento