A Estação Primeira de Mangueira chega neste sábado à etapa final das eliminatórias de samba-enredo para seu Carnaval 2026. A partir das 22h, no Palácio do Samba, os sambistas vão poder conferir o show inédito “Mangueira porta-voz da cultura popular” e, em seguida, a disputa que vai determinar qual será o Hino da agremiação na Marquês de Sapucaí. A parceria de Pedro Terra, Tomaz Miranda, Joãozinho Gomes, César Feital, Herval Neto e Igor Leal foi eleita favorita por 59,1% dos leitores do CARNAVALESCO. A parceria de Verônica dos Tambores, Piedade Videira, Laura do Marabaixo, Antônio Neto, Clovis Junior e Marcelo Zona Sul recebeu 38,8%, a parceria de Francisco Lino, Hickaro Silva, Camila
Lopes, Silmara Lobato e Bruno Costa ficou com 1,5% e a parceria de Alexandre Naval, Wendel Uchoa, Ronie Machado, Giovani, Marquinho M. Moraes e Ailson Picanço com 0,6%.

“Estamos encerrando esta etapa do nosso Carnaval com muito orgulho e satisfação”, avalia a presidente da Mangueira, Guanayra Firmino. “Começamos lá no Amapá, ao lado do Rio Amazonas. E vamos terminar com o abraço da nossa comunidade, que está feliz com a safra de sambas que recebemos e com as excelentes possibilidades para nosso desfile”, conclui.
O show inédito “Mangueira, a cara do povo” vai mostrar de que maneira a Verde e Rosa homenageia personagens importantes do Brasil. “Esse ano, falamos de Mestre Sacaca”, lembra Fábio Batista, diretor artístico da Mangueira. “Mas temos uma tradição de falar da trajetória de personalidades importantes da nossa cultura, abordando também as regionalidades”, avalia.
* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp
Cada parceria terá 25 minutos para se apresentar no próximo sábado. Nos dez, a Bateria e Palco param para ouvir a quadra. Teremos uma passada ouvindo a quadra. Bateria e Palco retornam até completar 25 minutos.
A Verde e Rosa recebeu no total 22 sambas neste ano, sendo seis do Amapá, onde uma delegação da escola esteve presente para escolher os finalistas do estado, e 16 no Rio de Janeiro. Dois deles estão presentes na final.
A Estação Primeira de Mangueira levará para a Marquês de Sapucaí no Carnaval de 2026 o enredo “Mestre Sacaca do Encanto Tucuju – O Guardião da Amazônia Negra”, que mergulha na história afro-indígena do extremo Norte do país a partir das vivências de Mestre Sacaca. O enredo é assinado pelo carnavalesco da agremiação Sidnei França. E dá início ao triênio do centenário da agremiação.
Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria da quadra.
Serviço:
Final das Eliminatórias de Samba-Enredo da Mangueira
Data: 27/09
Horário: 22h
Ingressos antecipados à venda no Sympla.