Ser musa de uma escola de samba é mais do que brilhar na avenida. Para Carmem, Mondego, é viver, respirar e lutar pelo samba todos os dias. Vive isso há 25 anos dentro da Imperatriz Leopoldinense. Ela é reconhecida não só pelo público adulto, mas também pelas crianças, que se encantam com sua presença e carinho.

“Se eu tenho minha comunidade, eu tenho tudo”, afirma, emocionada.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

carmemmondego
Foto: Nelson Malfacini/Divulgação Imperatriz

Carmem conhece o valor de estar ali desde cedo: começou na escola aos oito anos. Hoje, prestes a completar cinco anos como musa oficial da agremiação em 2026, ela é símbolo de representatividade, resistência e afeto.

Apesar de já ter recebido convites para outras escolas, ela garante: “Não dá, gente. Eu sou Imperatriz. Isso aqui é minha vida, minha segunda casa, minha família”.

SAIBA MAIS
* Opinião: ‘Corpo e desejo: a metamorfose poética da Imperatriz para o Carnaval 2026’
* Com atividades 100% gratuitas, Instituto Imperatriz Leopoldinense amplia horários e inicia novas modalidades para sua comunidade
* Imperatriz Leopoldinense convida jovem que viralizou em homenagem a Ney Matogrosso para desfilar no Carnaval 2026
* João Drumond defende modelo inclusivo e igualitário na disputa de samba da Imperatriz

É justamente essa entrega incondicional que fez com que o reconhecimento da comunidade chegasse com força, especialmente, após momentos delicados em sua trajetória. Sem imaginar o quanto era amada, Carmem se surpreendeu com o carinho que recebeu.

“Eu não sabia do tamanho da Carmem Mondego. Não largaram a minha mão”.

Para as meninas que sonham em ocupar um lugar de destaque no samba, Carmem deixa um recado: “Acreditem. Se é sonho, a gente tem que fazer acontecer. É um espaço nosso no samba, e a gente tem que lutar por ele.”

Carme, Mondego é mais que musa. É raiz, é chão, é coração da Imperatriz Leopoldinense.

carmenmondego
Foto: Juliana Henrik/CARNAVALESCO