InícioSão PauloMais que forte no quesito a quesito, Dragões pode inaugurar nova era...

Mais que forte no quesito a quesito, Dragões pode inaugurar nova era do carnaval em ensaio técnico

Com Evolução bastante leve e solta, escola da Vila Anastácio resgatou a movimentação de carnavais dos anos 1980 e 1990 na cidade de São Paulo

Por Will Ferreira e fotos de Fábio Martins (Colaboraram Lucas Sampaio, Gustavo Lima, Nabor Salvagnini e Naomi Prado)

O último domingo com diversos períodos de chuva no Anhembi não foi suficiente para atrapalhar o primeiro ensaio técnico da Dragões da Real rumo ao carnaval 2025. Muito pelo contrário: conhecida pela força no quesito a quesito, a agremiação da Zona Oeste, mais do que correta, teve um grande destaque para bater no peito e falar que conseguiu um diferencial. Além de organizada, a agremiação da Vila Anastácio teve uma Evolução bastante leve para defender o enredo “A vida é um sonho pintado em aquarela!”, que será o terceiro a ser apresentado na sexta-feira de carnaval (28 de fevereiro).

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

Comissão de Frente

Os já tradicionais tripés que acompanham o quesito ano após ano na Dragões estarão novamente presentes – e o elemento alegórico em questão é, novamente, bastante luxuoso, com estofado vermelho e um luminoso piscante na parte da frente que chamam bastante atenção. Se a maioria dos personagens está inteiramente vestida de vermelho, há um garoto, majoritariamente vestido de branco, que tem protagonismo e se destaca, se tornando o personagem com destaque na coreografia. Na parte de cima do tripé, acima de uma área mais amarelada, há uma integrante também inteiramente em figurino amarelo. Vale destacar, também, que o elemento do quesito soltava fumaça, mexendo com as arquibancadas.

DragoesDaReal et Comissao 1

Mestre-sala e Porta-bandeira

Atuais vencedores do quesito no Estrela do Carnaval, Rubens de Castro e Janny Moreno estavam inteiramente adequados ao setor em que estavam – logo no início do ensaio: em cores claras, simbolizando o que aparenta ser o início do desfile e de uma vida. Enquanto a porta-bandeira utilizava um calçado escuro e fechado sem saltos com um figurino cor de creme, o mestre-sala estava inteiramente de branco com calçados sem salto. Ambos focaram na dança e na interação com o samba, e a expressão facial de ambos deixou claro o quanto o Casal 40+, como eles se autointitulam, está afiado e entrosado – dançando desde 2023 juntos, por sinal.

DragoesDaReal et PrimeiroCasal 1

Harmonia

O canto da agremiação é conhecido pela força há tempos, e não foi diferente no ensaio técnico em questão. Tudo, é bem verdade, foi muito bem preparado pela agremiação: fogos no esquenta, as execuções de “Zé Pilintra”; do samba-enredo de 2024 da agremiação; e do hino da instituição antes das palavras de Renato Remondini, o Tomate, presidente da agremiação. Com tal show por parte de diversos segmentos importantes da agremiação, o resultado não poderia ser outro: o quesito funcionou à perfeição. Chega a ser injusto escolher uma ou outra ala que cantaram mais, mas é possíveld estacar a ala Pirituba (uma das primeiras a entrar na avenida) e a última, deixando claro o quanto a Harmonia foi forte e uniforme ao longo de toda a apresentação.

DragoesDaReal et InterpreteReneSobral 2

Evolução

Apesar de ser um ensaio extremamente eficiente no quesito a quesito, não é muito difícil entender que a Evolução foi o grande trunfo da Dragões no domingo. A origem de tal afirmação está no que pode ser uma passagem histórica de uma agremiação pelo Anhembi. A escola estava afiada em tal aspecto, com muitas movimentações e a escola dançando o samba – o que, aliás, também é de praxe na instituição da Vila Anastácio. A questão é que a movimentação dos componentes não se resumia a isso: ao menos na exibição em questão, o staff da escola pareceu liberar mais cada um dos desfilantes, deixando-os livres, sem ficar pegando tanto no pé e conter a felicidade alheia. Caso tal novo modelo persista e consiga um ótimo resultado, um período de renascimento do quesito, trazendo a movimentação mais leve e solta dos anos 1980 e 1990 no carnaval paulistano, pode se iniciar. A observação vai ao enconro do quê o presidente Tomate falou no seu discurso: ele pediu para que cada um seja feliz na avenida.

DragoesDaReal et AlaDasCriancas

Histórico diretor de Harmonia da agremiação, Rogério Felix demonstrou o motivo pelo qual a escola veio tão forte na avenida: “Nós tínhamos nos comprometido a fazer um desfile (é assim que tratamos ensaios técnicos) à altura dos dois que fizemos ano passado. E, mesmo com essa garoa (as nossas coirmãs pegaram, mais chuva do que nós), não dá para falar que isso atrapalhou. Acho que a garoa veio para dar uma refrescada na nossa comunidade. Saio daqui muito feliz: a minha comunidade se divertiu, cantou, brincou e representou o nosso enredo – para deixar claro que a vida é um sonho realmente pintado em aquarela. A organização sempre vai ser o principal que vamos buscar. Talvez subir o sarrafo do canto e da Evolução, a alegria, o sorriso No rosto e o prazer e a honra de estar vivo e poder passar nessa avenida”, surpreendeu o profissional.

DragoesDaReal et 10

Ele ainda truca e afirma que é possível melhorar ainda mais: “Para o diretor de Harmonia, dá para passar uma semana falando que dá para melhorar. Somos uns incansáveis, uns insatisfeitos, sempre buscando algo a mais. Tem bastante coisa que vamos conseguir trabalhar mais para deixar a escola cada vez mais solta, mais brincante, mais cantante também. Que as pessoas olhem e vejam, de verdade, uma escola de gente feliz”, disse, evocando o slogan da escola.

Samba

A canção, que divide opiniões no universo carnavalesco paulistano, teve excelente desempenho no Sambódromo – tal qual, de acordo com todos os ouvidos pela reportagem, está acontecendo na Caverna do Dragão, quadra da escola. Os muitos movimentos de naipes da Ritmo Que Incendeia, bateria comandada por mestre Klemen Gioz, colaborou para a ótima exibição, tal qual mais uma grande noite do carro de som comandado por Renê Sobral e com profissionais de gabarito como Jorginho Soares e Mayara Costa.

DragoesDaReal et Baianas 1

Klemen, por sinal, evocou o discurso de outros tantos mestres de bateria para anlisar o ensaio: “É clichê. Todas as escolas que vêm a primeira vez ao Anhembi para fazer um ensaio geral têm coisas para consertar, é normal. Apesar disso, foi muito bom – apesar da chuva, mas nós usamos a chuva para lavar a alma, mesmo. Foi muito bom, a gente só vê coisas boas. Agora, vamos assistir para ver se tem erro, se foi tudo isso mesmo e se não foi, aonde tem que consertar e continuar trabalhando”, pontuou.

Ao buscar um ponto positivo e outro negativo, Klemen não fugiu da resposta: “O andamento foi muito bom para nós. Gostamos muito do andamento – mas, com a chuva, acaba atrapalhando e é normal. Temos que trabalhar, porque a chuva pode acontecer no dia do desfile também e a gente tem que se preparar mais ainda para a chuva – não só a bateria como, também, a escola. As pessoas têm que perder o receio, quebrar esse tabu que chuva é sinal de ensaio bom ou ensaio ruim. Tem que vir com chuva e fazer acontecer”, trucou.

Outros Destaques

DragoesDaReal et DiretorRaphaMasliones

À frente da Ritmo Que Incendeia, como de praxe, a rainha Karine Grum e a princesa Yohana Obyara. Também ensaiaram personalidades da sociedade paulistana, como Simone Sampaio (historicamente ligada à escola) e a influencer Julia Puzzuoli, integrante da Dragões há alguns anos.

Veja mais imagens do ensaio

DragoesDaReal et Bateria DragoesDaReal et CarnavalescoJorgeFreitas 2 DragoesDaReal et ComissaoDeFrente DragoesDaReal et DiretorHarmoniaRogerioFelix 1 DragoesDaReal et Passistas DragoesDaReal et PortaBandeiraJanny DragoesDaReal et PresidenteTomate 1 DragoesDaReal et SimoneSampaio 1 DragoesDaReal et RainhaKarineGrum

- ads-

Com forte chuva e pista molhada, casal e forte canto são grandes destaques no ensaio da Tatuapé

Por Gustavo Lima e fotos de Fábio Martins (Colaboraram Lucas Sampaio, Will Ferreira, Nabor Salvagnini e Naomi Prado) Um canto forte é fundamental para o...

Freddy Ferreira analisa a bateria da Porto da Pedra no ensaio técnico

Um ensaio técnico excelente da bateria "Ritmo Feroz" da Unidos do Porto da Pedra, sob o comando de mestre Pablo. Um ritmo de bastante...

Freddy Ferreira analisa a bateria da Bangu no ensaio técnico

Um ensaio técnico muito bom da bateria "Caldeirão da Zona Oeste" (CZO) da Unidos de Bangu, comandada por mestre Laion. Um ritmo bastante consistente...