728x90
InícioGrupo EspecialMagia, surpresas e encantaria: coreógrafos da comissão de frente da Grande Rio...

Magia, surpresas e encantaria: coreógrafos da comissão de frente da Grande Rio adiantam detalhes do desfile 2025

O CARNAVALESCO conversou com os coreógrafos da Grande Rio, Hélio e Beth Bejani, que, desde 2019, ano em que ingressaram na escola, conquistaram dois Troféus Estrela do Carnaval, de Melhor Comissão de Frente, pelos desfiles do Exu e Onça.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

“A gente vai fazer uma inovação com o tripé esse ano. Uma coisa que nunca foi feita. Estamos sendo até bastante audaciosos. Tem um risco grande, mas a gente está ensaiando bastante para que tudo dê certo e aconteça perfeitamente como a gente pensou e tem ensaiado”, revelou Beth.

“É através do tripé que a gente consegue criar magias, sonhos”, explicou Hélio.

Em 2025, a Grande Rio leva à avenida o enredo “Pororocas Parawaras: as Águas dos meus Encantos nas Contas dos Curimbós”, sobre a lenda de três princesas turcas que naufragaram no encontro de um rio paraense com o mar e viraram entidades hoje cultuadas na região.

helio beth bejani
Fotos: Gabriel Radicetti/CARNAVALESCO

“O tema Pará é muito abrangente, mas os carnavalescos (Gabriel Haddad e Leonardo Bora) conseguiram seguir por uma linha, trazer um enredo bem específico, bem determinado, contando uma lenda que existe lá. Uma coisa que eles (povos da região) acreditam, que envolve tambor de mina e carimbó, falando das três princesas turcas que naufragaram na pororoca e foram ajuremadas pela jurema. O enredo tem um conteúdo específico, o que é bem legal”, disse Hélio.

“É um enredo muito rico, cheio de encantaria, cheio de magia. É uma honra a gente poder representar o Pará aqui no Rio, no carnaval, essa cultura tão incrível. Vocês podem esperar um momento mágico”, garantiu Beth.

O desfile de 2025 promete consolidar o sucesso da tricolor de Caxias. Desde 2020, com a chegada dos jovens carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora à Grande Rio, a escola sempre voltou para o desfile das campeãs, além de ter ganhado o seu primeiro campeonato do Grupo Especial, em 2022, com o enredo “Fala, Majeté! Sete Chaves de Exu”.

“O Léo e o Gabi são muito queridos. A gente entrou na escola um ano antes deles. Foi um casamento perfeito. Eles são muito queridos, a gente se deu super bem. A gente tem muita troca para desenvolver a comissão de frente, dentro do enredo, dentro da proposta que eles pensam para o Carnaval como um todo. Consideramos que somos micro dentro do macro que eles desenvolvem. Eles são geniais”, elogiou Beth.

helio beth bejani2

“A gente interage de uma forma muito tranquila porque antes do trabalho, antes do profissionalismo, vem a nossa amizade. A gente tem uma empatia muito grande já desde o primeiro carnaval com o Gabriel e o Leo. Fica muito fácil trabalhar assim”, detalhou Hélio.

No ano passado, a comissão de frente da Grande Rio foi uma das mais elogiadas. Parte do enredo “Nosso destino é ser onça”, a apresentação explorou o mito tupinambá da criação do mundo e brincou com a iluminação cênica da Sapucaí, consagrando-se como uma das imagens mais marcantes do Carnaval 2024.

“A gente sempre veio trabalhando a iluminação aqui na Avenida. Desde o Tata Londirá, onde nem tinha iluminação da Avenida, a gente já conseguia trabalhar uma iluminação no nosso próprio espelho d’água, no nosso próprio carro. Agora a gente soma a nossa luz à iluminação da Avenida, que é o melhor dos mundos. A gente vai fazer algo muito diferente do que a gente apresentou o ano passado. É uma proposta totalmente diferente em termos de iluminação, mas é uma proposta que a gente tenta aproveitar também da melhor maneira todo o equipamento da Avenida”, adiantou Beth Bejani.

“A gente trabalha a iluminação de acordo com o que a gente vai apresentar na avenida. Tem os efeitos necessários que vão contar a história. A gente não ilumina por iluminar, a gente não faz efeito por fazer. Tudo que a gente faz procede. Tem que estar alinhado com o enredo. A gente está trabalhando a iluminação da mesma forma que a gente trabalhou no passado, para atender a acima de tudo a apresentação, contar a história do enredo e trazer um clima diferenciado. Que o grande barato da iluminação da Avenida, na minha opinião, é isso: criar um ambiente especial para a comissão se apresentar”, explicou Hélio.

Uma trajetória tão premiada, no entanto, atrai altas expectativas da comunidade e do público. Para Beth, a pressão de se superar a cada ano existe, mas não é novidade.

“Desde o Tata Londirá, onde quando a gente inovou trazendo um espelho d’água onde os bailarinos dançavam e a Grande Rio foi vice-campeã, que a gente teve que se superar ano a ano. Logo depois, veio Exu e foi outro desafio ser pelo menos tão grandioso quanto. Aí vem a Onça e agora vem Pororocas Parawaras. Eu espero que a gente consiga manter o nível ou até mesmo nos superarmos com essa nova proposta”, relembrou Beth.

Segundo a coreógrafa, o trabalho de 2025 da dupla tem como principal referência uma apresentação que assistiram durante as pesquisas do enredo. O nome do espetáculo, no entanto, permanece um segredo.

“A comissão de frente a gente vem com uma diferença de formato, até porque o enredo pede isso. A gente apresenta bem especificamente a narrativa do enredo. Ele está todo ali”, afirmou Hélio.

“É uma performance muito dançada. Ela tem uma parte muito forte de chão, de avenida, de carnaval, de tudo que é sempre muito pedido. Tem uma surpresa, claro, mas ela não é movida por um momento especial. Ela é toda uma encantaria”, encerrou Beth.

- ads-

Carlinhos Salgueiro: a história do artista que transformou o samba no pé em legado

Às 23h de uma quinta-feira, na encruzilhada das ruas Maxwell e Uruguai, um grande personagem do carnaval carioca atravessou a linha de chegada de...

Vídeos: arrancadas da Viradouro, Imperatriz, Grande Rio e Salgueiro

https://www.youtube.com/watch?v=TeV8y9QFeC0 https://www.youtube.com/watch?v=DAnzSgOQhKE https://www.youtube.com/watch?v=famHlXJ83xE https://www.youtube.com/watch?v=spwVwIL05XU

Eugênio Leal: ‘Três escolas devem brigar pelo título após grande noite do Grupo Especial de Vitória’

Chegou o que Faltava, Mocidade Unida da Glória e Independentes de Boavista fizeram desfiles de alto nível e devem decidir ponto a ponto quem...