Após uma semana longe do Boulevard 28 de Setembro, a Unidos de Vila Isabel voltou a pisar na rua nesta quarta-feira, 10 de dezembro, para a realização de mais um ensaio de rua em vista do Carnaval 2026. Com Tinga carregado nos braços ao final do ensaio, em uma noite muito potente do intérprete, a escola do Bairro de Noel demonstrou uma evolução tranquila e fluida ao longo do treino desta noite, além de os componentes estarem com o samba de cor e salteado, mantendo a boa performance dos últimos ensaios. A Vila Isabel homenageia Heitor dos Prazeres no Carnaval 2026, com o enredo “Macumbembê Samborembá – Sonhei que um sambista sonhou a África”, onde cantará a vida e a obra do sambista e multiartista que foi fundamental para o surgimento das escolas de samba.
* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

COMISSÃO DE FRENTE
Comandada por Alex Neoral e Márcio Jahú, a comissão de frente da Vila se apresentou com uma coreografia com bastante movimentos que remetiam a religiões de matriz africana em geral, marcando bem a relação com a religiosidade de Heitor dos Prazeres e com suas origens. A apresentação também contou com passos bem firmes, movimentos rápidos, e o elenco se dividindo em dois a partir do refrão do meio, em uma proposta interessante quando a outra metade fica observando como “responsáveis” do grupo que se apresenta, para depois trocarem, e por fim se unirem, chamando bem a atenção de forma positiva.

MESTRE-SALA E PORTA-BANDEIRA
Raphael e Dandara realizaram, de frente à simulação da cabine, uma coreografia bem tradicional e bastante suave, bem sincronizada e unitiva entre eles, com movimentos clássicos nos giros e no cortejo realizado por Raphael a Dandara, além de contar com alguns gestos e movimentos descritivos em alguns momentos, em especial os que remetem à cultura e à religiosidade afro-brasileira, como no próprio refrão do samba, em que ambos demonstram passos e gestos de Oxum e Xangô, que encerraram demonstrando muita força também nesta parte final do bailado do casal.

SAMBA E HARMONIA
Levantado nos braços pelos componentes e torcedores da escola ao final do ensaio, Tinga defendeu mais uma vez muito bem o samba da Vila, mostrando o total domínio da obra, conseguindo levar a comunidade a cantar muito bem junto a ele, e ao carro de som, que também está bem afinado ao cantor, todos sob a direção de Douglas Rodrigues. O samba a cada semana prova seu valor com o canto forte do Povo de Noel, que não deixou a obra cair em nenhum momento durante esta noite.
Tinga falou com o CARNAVALESCO ao final do ensaio, destacando a alegria do torcedor da Vila com o samba e a expectativa para o próximo carnaval.
“Tudo maravilhoso, estamos felizes demais, e preparados para esse carnaval lindo que vai ser o da Vila Isabel. O mais importante é que a comunidade está feliz, cantando com alegria e muito forte. Vamos em busca desse sonho tão sonhado título”, disse.

EVOLUÇÃO
O Boulevard foi palco de uma evolução muito fluida da agremiação. Durante todo o treino a escola passou sem atropelos ou correria, mas também sem longas paradas, com os componentes vibrando a cada momento, se movimentando bem soltos nas alas, e demonstrando muita segurança com o samba da escola. Moisés Carvalho, diretor de Carnaval, fez um balanço da evolução da Vila ao longo dos últimos ensaios, que enxerga de uma forma muito positiva, e reforça que a Vila busca sempre se fortalecer para o dia dos desfiles do Grupo Especial, com os ensaios de rua.
“Saldo positivíssimo, a gente vem fazendo o nosso trabalho incansável de canto, de evolução. Quando não tem 28, vamos para a quadra. A Harmonia está trabalhando incansavelmente para fortalecer o canto e a evolução da escola, que é uma marca da Vila Isabel. E voltar para 28 é sempre um arrepio, acho que a comunidade está de parabéns, também todo mundo que vem prestigiar o nosso ensaio e todos os segmentos. Fechamos o ano dia 17, com chave de ouro, e visando, em janeiro, entrar novamente com o pé firme na 28, atrás do campeonato”, declarou.

OUTROS DESTAQUES
O presidente da Liesa, Gabriel David, acompanhou o ensaio de rua da Vila, cumprimentando o Povo do Samba antes do início do mesmo, entre o esquenta e a arrancada da escola. A bateria de Mestre Macaco Branco também seguiu com seu nível de excelência e entregou mais um grande ensaio na 28 de Setembro, realizando as bossas pensadas para os ritmistas. A rainha Sabrina Sato não esteve presente no ensaio desta quarta. O ensaio do dia 17, quarta próxima, será o último do ano para a escola, que retomará os mesmos em janeiro.










