InícioGrupo EspecialLuto no samba! Morre o mestre-sala Chiquinho, da Imperatriz

Luto no samba! Morre o mestre-sala Chiquinho, da Imperatriz

Ele conquistou seis títulos na Imperatriz e dançou com a mãe Maria Helena

Faleceu nesta quinta-feira, José Francisco de Oliveira Neto, o mestre-sala Chiquinho, que conquistou seis títulos na Imperatriz e dançou com a mãe Maria Helena. Ele estava internado no Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha, na Zona Norte, devido uma infecção bacteriana. Na verde, branco e dourado da Zona da Leopoldina, sua maior paixão, Chiquinho atualmente ocupava o posto de “jóia da coroa”, maior honraria destinada aos baluartes da agremiação. Ainda não há informações sobre o velório e sepultamento.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

chiquinho

José Francisco de Oliveira Neto, mais conhecido como Chiquinho, foi um dos mestres-salas mais talentosos e inovadores da história do carnaval carioca. Nascido em 2 de novembro de 1963, ele cresceu no ambiente do samba e cedo mostrou aptidão para o papel de mestre-sala, função que exige habilidade, leveza e carisma para conduzir a porta-bandeira em plena harmonia na avenida.

Sua trajetória ficou marcada por sua atuação na Imperatriz Leopoldinense, onde formou uma lendária parceria com sua mãe, Maria Helena, porta-bandeira da escola. Juntos, conquistaram seis títulos de campeões e inúmeros prêmios, incluindo dois Estandarte de Ouro.

chiquinho mae
Foto: Reprodução/Redes sociais

Chiquinho destacou-se por suas inovações na dança, sendo o primeiro mestre-sala a incorporar passos que rompiam com o tradicionalismo, como o famoso “moonwalk”, que emprestou das coreografias de Michael Jackson. Essa ousadia e estilo único encantaram os jurados e o público. Sua habilidade de aliar técnica com uma postura cênica impecável o consolidou como um dos maiores representantes da dança do mestre-sala, elevando o patamar da dança carnavalesca e influenciando gerações futuras de mestres-salas.

Chiquinho iniciou sua trajetória no carnaval bailando na União da Ilha em 1981, no ano seguinte já iniciou a parceria histórica com a mãe Maria Helena na Imperatriz. Eles venceram juntos os carnavais de 1989, 1994, 1995, 1999, 2000 e 2001. A dupla deixou a escola após o desfile de 2005. Chiquinho ainda dançou pela Alegria da Zona Sul em 2006 e 2007.

chiquinho mae2
Foto: Reprodução/Arquivo Liesa

O mestre-sala continuou a contribuir para o carnaval mesmo após deixar a dança. Ele passou a atuar como professor e mentor para jovens talentos, compartilhando seu vasto conhecimento e ajudando a manter viva a tradição da dança de mestre-sala e porta-bandeira. Em seus últimos anos, também desfilava como destaque em carros alegóricos, sempre preservando o charme e a elegância que o tornaram uma figura icônica.

Nota pesar da Imperatriz

“O G.R.E.S Imperatriz Leopoldinense, em nome da presidente Catia Drumond e de toda sua diretoria e segmentos, lamenta profundamente o falecimento de José Francisco de Oliveira Neto, conhecido pelo grande público e mídia como Chiquinho, nosso eterno e respeitado mestre-sala.

Ao lado de sua mãe, a inesquecível porta-bandeira Maria Helena, Chiquinho fez história na Marquês de Sapucaí, e em seis dos nove títulos de nossa agremiação, defendeu o pavilhão da Rainha de Ramos com maestria, elegância e imponência, sendo inspiração para tantas gerações de mestres-salas do Carnaval.

Na verde, branco e dourado da Zona da Leopoldina, sua maior paixão, Chiquinho atualmente ocupava o posto de “jóia da coroa”, maior honraria destinada aos baluartes da agremiação. E isso muito nos orgulha.

Chiquinho nunca será esquecido, e o mesmo merece todas as homenagens e reverências por sua colaboração à maior manifestação cultural do nosso país.

Fica registrada aqui a nossa gratidão e os sentimentos aos familiares, amigos e fãs.

Descanse em paz”.

 

- ads-

Capitão Guimarães revela possibilidade de todos ensaios técnicos para 2026 na Sapucaí com sistema de som oficial

Durante participação no podcast "Só se for agora", de Jorge Perlingeiro, na última segunda-feira, o ex-presidente da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa)...

Arranco anuncia renovação com a carnavalesca Annik Salmon

O Arranco anunciou a manutenção da carnalesca Annik Salmon para o desfile de 2026. Veja o texto da escola: "ELA FICA, BRASIL! 💙✨ * Seja...

Unidos da Tijuca anuncia renovação com o casal Matheus e Lucinha

A Unidos da Tijuca anunciou nesta quinta-feira a renovação do casal de mestre-sala e porta-bandeira, Matheus e Lucinha. Veja abaixo o texto da escola. *...