No domingo, a partir das 14h, será lançado “O radiojornalismo pede passagem: a cobertura do desfile da Grande Rio em 2022”, de Anderson Baltar, um estudo inovador sobre a cobertura radiofônica do Carnaval carioca. O livro, que será lançado durante a roda de samba-enredo do Al Farabi (Rua do Mercado, 36), oferece uma análise detalhada de como três grandes emissoras — Tupi, Roquette Pinto e Arquibancada — acompanharam o desfile da Acadêmicos do Grande Rio, campeã do Carnaval carioca de 2022. O trabalho é uma adaptação da dissertação de mestrado do autor, defendida no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp
Na obra, Baltar explora a estrutura e as particularidades do radiojornalismo durante o maior espetáculo da cultura popular brasileira. A partir do exemplo concreto de uma cobertura emblemática, o autor destaca os métodos, desafios e o impacto das transmissões ao vivo do Carnaval, abordando a complexidade e a riqueza do trabalho jornalístico radiofônico nesse contexto.
Além disso, o livro traz detalhes do desfile da Grande Rio, que venceu o Carnaval de 2022 com uma apresentação inesquecível sobre Exu, e apresenta como as três emissoras de rádio noticiaram sua passagem pela Sapucaí. A obra conta ainda com apresentação do jornalista e radialista Eugênio Leal e com fotos de Wigder Frota, profissional que cobre os desfiles há mais de 25 anos.
O lançamento acontecerá durante a roda de samba-enredo “Enredos do Meu Samba”, comandada por Paulinho Bandolim, compositor tricampeão do samba-enredo da Mangueira. Enquanto Baltar estiver autografando os livros, o público poderá curtir grandes clássicos do Carnaval carioca executados por um grupo repleto de bambas com passagens por grandes escolas. A entrada é franca.
Serviço: Lançamento do livro O radiojornalismo pede passagem – A cobertura do desfile da Grande Rio em 2022
Data: 8 de dezembro
Horário: 14h
Local: Al Farabi (Rua do Mercado,36, Centro), durante a roda de samba-enredo “Enredos do Meu Samba”
Entrada: Franca