A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo (Liga-SP) está inovando mais uma vez na divulgação do carnaval, propondo a criação de um material audiovisual inteiramente gravado ao vivo, com o objetivo de capturar de forma autêntica a magia dos desfiles das escolas de samba. Este novo projeto visa alcançar um público ainda maior, consolidando a presença digital do carnaval paulistano em diferentes plataformas. Com base no sucesso de produções anteriores, como o “Esquenta de Bateria” no YouTube e o “Som da Avenida” nas principais plataformas de streaming, a Liga-SP aposta em formatos curtos e dinâmicos que têm gerado grande engajamento.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

grava sp2025
Foto: Felipe Araújo/Divulgação Liga-SP

O material proposto incluirá vídeos de 15, 30 e 45 segundos, que são os formatos com melhor desempenho nas redes sociais. Além disso, será produzido um conteúdo de maior duração, com 5 minutos e 35 segundos, garantindo uma cobertura completa e rica em detalhes do samba-enredo de 2025 de cada agremiação.

“Acreditamos que os vídeos curtos têm um potencial enorme para engajar o público, especialmente quando utilizamos introduções dinâmicas que capturam a atenção nos primeiros 20 segundos. Queremos utilizar essa estratégia para não só fortalecer nossa base de seguidores, mas também atrair novos públicos e potenciais patrocinadores”, explica Jairo Roizen, Gerente de Comunicação da LIGA-SP.

As gravações na Fábrica do Samba com as escolas do Acesso 1 e do Grupo Especial começam nesta sexta-feira, contando com grande elenco de cada escola. Sob a produção de Guma Sena, o projeto pretende elevar o padrão da cobertura audiovisual do Carnaval paulistano.

“Nosso objetivo é criar um material que não só capture a essência dos desfiles, mas também proporcione uma experiência imersiva para o público, de forma que ele sinta toda a energia do samba. A estratégia de combinar conteúdos curtos com gravações mais elaboradas é essencial para engajar tanto o público que já é fã quanto novos seguidores”, explica Guma”.

O projeto, além de potencializar a divulgação do carnaval nas redes sociais, será uma importante ferramenta de prospecção, contribuindo para a expansão do carnaval paulistano e da cultura do samba.

“Com essa iniciativa, a Liga-SP reforça seu compromisso em valorizar e promover o trabalho das escolas de samba, levando a arte e a tradição do carnaval para um público ainda maior, de forma inovadora e acessível”, afirma Sidnei Carriuolo, presidente da Liga-SP.