Desde a última terça-feira estão abertas as inscrições para o curso Gerenciamento de Projetos Carnavalescos, uma iniciativa gratuita que visa capacitar profissionais para gerir os desafios e as especificidades dos bastidores do Carnaval de São Paulo. Com 20 vagas disponíveis, o programa, oferecido pelo CULTSP PRO – Escolas de Profissionais da Cultura, conta com uma abordagem prática que alia técnicas de gestão de escopo, cronograma, recursos, riscos e custos às particularidades dos barracões de escola de samba.

culturaligasp
Foto: Felipe Araújo/Divulgação Liga-SP

As inscrições podem ser realizadas diretamente pelo site do programa (www.cultsppro.org.br) até o dia 27 de julho. As aulas serão ministradas presencialmente, de segunda a sexta-feira, no período das 18h às 22h, entre os dias 4 e 15 de agosto. O curso, com carga horária total de 40 horas, acontecerá na Fábrica do Samba, situada na Avenida Dr. Abraão Ribeiro, 505, no Bom Retiro, proporcionando um ambiente imerso na cultura do samba.

Esta formação inovadora é direcionada a profissionais que atuam – ou desejam atuar – na gestão de projetos de escolas de samba, contribuindo para a profissionalização e valorização da cadeia produtiva do Carnaval paulistano. Conforme destacou a Veja São Paulo, o projeto “é resultado de uma parceria firmada em novembro de 2024 com a Liga das Escolas de Samba de São Paulo para promover atividades de formação para a cadeia produtiva do Carnaval paulista.”

Após a divulgação dos candidatos selecionados, prevista para o dia 28 de julho, o processo de matrícula ocorrerá até o dia 2 de agosto.

Um dos grandes destaques desta ação é a intermediação de Lúcia Helena, que desempenhou papel fundamental ao articular a colaboração entre a Liga-SP, o Governo do Estado (por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas) e o IDG (Instituto de Desenvolvimento e Gestão). Essa articulação estratégica reforça o compromisso com a inovação e o fortalecimento das estruturas culturais que sustentam o Carnaval de São Paulo. Para Lúcia Helena, a inauguração de mais este curso reforça o empenho da Liga-SP em apoiar e estruturar um carnaval mais profissional e mais igualitário.

“Essa parceria entre Liga-SP, CULTSP PRO e IDG ajudam a mostrar à sociedade que o Carnaval vai muito além de uma grande festa durante cinco dias, mas também é celeiro de educação, de profissionalização e de oportunidades sociais e profissionais. É uma honra novamente ser a ponte entre instituições tão importantes e relevantes em nosso país. Esta é mais uma ação de salvaguarda e proteção continuada do patrimônio cultural e imaterial do Estado de São Paulo”, completa.

A Liga-SP, por meio dessa iniciativa, reafirma seu compromisso com a capacitação técnica e a promoção de uma cultura vibrante, garantindo que os profissionais do samba tenham acesso às melhores práticas de gestão e possam contribuir significativamente para o sucesso e a evolução do Carnaval paulistano.

Mais informações: [email protected]