A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo sorteia a ordem de desfiles das agremiações dos grupos Especial, Acesso e Acesso II. O evento acontece sem a presença do público, com representantes das escolas e transmissão ao vivo pelas redes sociais da Liga-SP, a partir das 20h. Após o sorteio haverá um debate da equipe do site CARNAVALESCO em nossa página no Facebook.
O desfile das escolas de samba deve ocorrer em julho de 2021, havendo vacinação para a população e de acordo com a posição da capital no Plano São Paulo.
Para realizar o sorteio de forma segura, a Liga adaptou o evento para garantir que as normas estabelecidas pela vigilância sanitária sejam seguidas, além do uso de máscaras faciais, álcool em gel e distanciamento social, medidas protocolares que evitam a propagação e contaminação por Coronavírus, causador da covid-19.
O sorteio
Como manda o regulamento, a campeã de 2020, Águia de Ouro, escolhe o dia e a posição na ordem dos desfiles. Quem abre a primeira noite de desfiles do grupo Especial é a Acadêmicos do Tucuruvi, vice-campeã do grupo de Acesso em 2020. Na segunda noite, a primeira agremiação a desfilar é a Vai-Vai, primeira colocada do Acesso neste ano. Morro da Casa Verde abre a noite de desfiles do grupo de Acesso e Brinco da Marquesa é a primeira a desfilar pelo grupo de Acesso II.
Vale lembrar que, em junho de 2020, época em que o sorteio costuma acontecer, as escolas do Grupo Especial divulgaram os dias em que desfilarão no próximo Carnaval. Na sexta-feira, portanto, passam pela Avenida: Acadêmicos do Tucuruvi, Colorado do Brás, Mancha Verde, Acadêmicos do Tatuapé, Unidos de Vila Maria, Dragões da Real e Tom Maior. No sábado, desfilam: Vai-Vai, Gaviões da Fiel, Barroca Zona Sul, Império de Casa Verde, Rosas de Ouro, Mocidade Alegre e Águia de Ouro.