Uma novidade muito aguardada pelos sambistas está chegando para agitar o pré-carnaval paulistano. A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo (Liga-SP) anunciou que será a responsável pela realização do Concurso da Corte do Carnaval 2026. A mudança vem com a promessa de revitalizar o evento, trazendo-o para mais perto de sua essência: a comunidade do samba.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

corte carnavalsp2025 02
Fotos: Gustavo Lima e Will Ferreira/CARNAVALESCO

Em vídeo nas redes sociais, o presidente da Liga-SP, Renato Remondini, destacou que o principal objetivo da iniciativa é “resgatar a força que esse concurso sempre teve”, além de colocar “cada vez mais o sambista dentro do nosso espaço”. A visão é compartilhada na publicação oficial da entidade nas redes sociais, que celebra: “Vamos reviver os grandes momentos que marcaram a trajetória dos concursos, com o garbo e a elegância que os candidatos merecem!”.

A grande inovação do novo formato é a descentralização do concurso, pensado para “atender o sambista de toda a cidade”. Serão realizadas quatro eliminatórias, uma em cada região de São Paulo: norte, sul, leste e oeste. Cada etapa acontecerá na quadra de uma escola de samba, levando a emoção da disputa para dentro das comunidades carnavalescas. A Liga-SP enfatiza que o melhor da novidade é que tudo acontecerá “dentro das quadras”, convidando o público a prestigiar a etapa de sua região.

Após as seletivas regionais, a grande final será realizada na Fábrica do Samba, a “Casa do Sambista”, em uma “festa gigantesca para receber todos vocês”. A iniciativa reforça o compromisso da Liga em valorizar e fortalecer os rituais que compõem o espetáculo do carnaval, sob o lema “De sambista para sambista e da Liga SP para o mundo”