O jornalista Cássio Bruno, no site da Revista Veja, na tarde deste sábado, revelou um projeto da Liga Independente das Verdadeiras Raízes das Escolas de Samba (Livres), dissidência da Série B no Grupo de Acesso da Intendente Magalhães, em organizar um carnaval temático em 2022 para homenagear o presidente Jair Bolsonaro. As escolas desenvolveriam seus enredos em cima do tema “Da Cidade Maravilhosa do Rio de Janeiro para Brasília, capital do Brasil. De JK (Juscelino Kubitschek) a JB – suas riquezas minerais, belezas naturais, fauna, flora e tradições“.
Segundo o jornalista, a previsão da Livres é apresentar na próxima semana o projeto para o Palácio do Planalto. Caso interesse ao presidente, as demais ligas, Lierj (que administra a Série Ouro, antiga Série A), e a Liesa, no Grupo Especial, receberiam o projeto para avaliação.
“Em 2000, todas as escolas de samba tiveram como enredo os 500 anos do descobrimento do Brasil. A nossa ideia é exatamente igual. Mas precisamos, primeiro, da autorização do presidente Bolsonaro para, depois, explicar o projeto para a Liesa. 2022 será um ano diferente, com eleição presidencial e a provável volta do carnaval após a pandemia. Queremos exaltar o país e o Rio no meio deste caos que estamos vivendo”, conta Raphaela Nascimento, presidente da Livres, para o jornalista Cássio Bruno.
O projeto causou alvoroço nas redes sociais. Entre risadas e comentários irônicos, o destaque vai para o posicionamento do carnavalesco Leandro Vieira, da Estação Primeira de Mangueira e do Império Serrano.
“O que passa na cabeça de uma pessoa que pensa numa merda dessa? É cada fanfarronagem que eu nem sei!”, disse o artista campeão do Grupo Especial em 2016 e 2019 pela Mangueira e da Série A em 2020 com a Imperatriz Leopoldinense.
No projeto, obtido com exclusividade pelo colunista da Veja, existe um trecho dedicado para TV Globo, emissora que transmite os desfiles da Série Ouro e do Grupo Especial, na Marquês de Sapucaí.
“Vai ser a maior jogada de marketing em cima da maior TV da América Latina. Olha o pulo do gato e o golpe de mestre: os ex-presidentes do Brasil sendo homenageados e sendo convidados a participar e assistir o carnaval do Rio de Janeiro, na maior festa popular do mundo, onde o grande homenageado é o atual presidente, o senhor Jair Bolsonaro”.