A Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) divulgou os nomes dos seis julgadores do quesito Bateria para os desfiles do Grupo Especial do Rio de Janeiro no Carnaval 2026. Como novidade, no ano que vem, todos os seis entram na avaliação, porém, após um sorteio, na quarta de cinzas, vão ser definidos os nomes que vão ter suas notas lidas na apuração.
* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp
A Liesa revelou também como será o formato do julgamento do quesito Bateria com três subquesitos: Manutenção da cadência (3, 6 e 4 pontos), conjugação dos instrumentos (2,7 e 3 pontos) e criatividade e versatilidade (2,7 a 3 pontos).
Conheça os julgadores
Hélcio Eduardo: Atuou como julgador em carnavais das regiões Sul e Sudeste. Experiência de Avenida + técnica consolidada.

Rafael Castro: Multi-insrumentista com atuação ligada à direção musical e construção rítmica. Olhar técnica de conjunto para avaliar a execução e a musicalidade das baterias.

Márcio Lopes: Maestro, diretor musical e produtor artístico em projetos carnavalescos (bailes, blocos e desfiles). Direção musical e visão de conjunto aplicadas ao quesito bateria.

Philipe Galdino: Vivência no carnaval (bloco Carmelitas) e mastercalsses de percussão de sama. Rigor técnico + sensibilidade popular para avaliar bateria.

Geiza Carvalho: Atua na música popular e erudita com experiênca em projetos como a Orquestra Sinfônica de Mulheres do Brasil e o bloco “Mulheres de Chico”. Versatilidade musical com conexão direta com o carnaval.

Nelson Pestana: Criador de instrumentos percussivos e de método de capacitação para jurados. Olhar técnica e profundo sobre os elementos de uma bateria de excelência.










