Ao longo de todo o mês de outubro, sobretudo aos fins de semana, as escolas de samba do Rio de Janeiro vão abrir as portas de suas quadras para escolher os sambas-enredo do Carnaval 2023. O calendário oficial com as escolhas (veja abaixo) inclui datas específicas para os eventos promovidos por cada uma das 12 agremiações do Grupo Especial.
Carnaval mais previsível e acessível
Com a iniciativa de consolidação dessa programação, sem quaisquer sobreposições entre as escolas, o Rio Carnaval dá mais um passo para garantir acessibilidade e conforto aos apaixonados pelo espetáculo carioca.
Foliões de diferentes partes do território fluminense e de outros estados poderão se programar antecipadamente para comparecer nas “finais de samba”. E, com a organização dos trabalhos, os apaixonados não precisarão optar por uma ou outra escola numa mesma ocasião, como vinha acontecendo em temporadas anteriores.
A condução ágil e organizada por parte da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio (Liesa), junto aos presidentes das instituições que a integram, é semelhante à realizada na semana passada, em relação aos ensaios técnicos do ano que vem. Depois do aval da Prefeitura do Rio, a realização dos treinos na Marquês de Sapucaí foi confirmada. Eles acontecerão entre os dias 08 de janeiro e 12 de fevereiro, sempre aos domingos.
Confira o calendário das escolhas de samba para 2023:
07/10 (sex) – Paraíso do Tuiuti
08/10 (sáb) – Mangueira
09/10 (dom) – Vila Isabel
11/10 (terça) – Salgueiro
14/10 (sex) – Portela
15/10 (sáb) – Império Serrano
16/10 (dom) – Viradouro
17/10 (seg) – Imperatriz
20/10 (qui) – Beija-Flor
21/10 (sex) – Grande Rio
22/10 (sáb) – Unidos da Tijuca
23/10 (dom) – Mocidade
Ensaios técnicos
Os ensaios técnicos na Sapucaí serão realizados em seis domingos, de 08 de janeiro a 12 de fevereiro, com duas Agremiações em cada noite. O teste som e de iluminação da Passarela também será feito com duas Escolas, a Grande Rio, campeã de 2022, e a vice, Beija-Flor de Nilópolis. O calendário ainda está sendo montado para ser submetido à apreciação do plenário.
“Mas, já estamos tomando diversas providências como, por exemplo, manter as parcerias com o MetrôRio e a Supervia, para que as composições circulem até meia-noite, nos domingos de ensaios na Passarela”, adiantou o presidente da Liesa, Jorge Perlingeiro.
CAMAROTES – O presidente também destacou que a venda de camarotes foi um sucesso. Estão todos vendidos e com o pagamento da primeira parcela já quitado. Os compradores assinaram contrato se comprometendo a não permitir o vazamento de som e que frequentadores invadam a pista, sob pena de terem que pagar as multas previstas no documento.