Na primeira plenária realizada após o Carnaval 2022 os dirigentes das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro decidiram que o sorteio da ordem dos desfiles do Grupo Especial já tem data marcada. Durante o encontro, os novos presidentes da Vila Isabel (Luiz Guimarães), Mangueira (Guanayra Firmino), Portela (Fábio Pavão) e Império Serrano (Sandro Avelar) foram apresentados.
“O sorteio será no dia 11 de julho, na Cidade do Samba. Não vamos vender ingressos. É um evento muito fechado para escolas. Não tem atrativo para grande público e nem um grande show. Terá alguma atração, mas a estrela é o sorteio. As escolas vão poder levar alguns convidados, mas basicamente teremos no máximo 600 pessoas”, informou o presidente da Liesa, Jorge Perlingeiro.
Sobre o próximo carnaval, Jorge Perlingeiro revelou que a Liga pretende fazer mais dias de ensaios técnicos no Sambódromo. “A ideia é aumentar para sete semanas de ensaios. Assim, a gente pode fazer com mais flexibilidade. Esse ano tivemos que apertar, fizemos com três escolas do Especial por dia, muito apertado, queremos fazer com duas escolas, para não terminarmos depois da meia-noite. Mesmo assim, novamente, vou conversar com o Metrô para estender o horário de circulação. Além disso, a Série Ouro não ensaiará aos sábados. Vou conversar com a Liga-RJ para mudarmos. Não funcionou o sábado, porque ficava vazio, houve gasto de dinheiro e a ideia é trazer duas escolas do Acesso de 19h às 21h (no domingo), já que o tempo deles é menor, e depois duas escolas do Especial. O encerramento com teste de som e luz será com a Grande Rio, a atual campeã”, revelou o presidente ao site CARNAVALESCO.
Perguntado sobre a incorporação do antigo barracão da Imperatriz (escola irá para o espaço que era ocupado pela União da Ilha) para Liesa, Perlingeiro disse o que pretende fazer no espaço.
“Incorporamos para Liesa o barracão que estava com a Imperatriz. Teremos o nosso museu, loja, área de turismo e a administração da Liesa. A sede no Centro vamos tentar relocar ou quem sabe até para venda. Queremos integrar as escolas com toda administração da Liesa. Além disso, a gente está arrumando a casa. Arrumamos os camarins, a tenda da Cidade do Samba é nova e a ideia agora é ir para praça de alimentação. Queremos isso funcionando como um receptivo para os turistas visitarem. Assim, a gente vai ajudar também todas escolas e a Liga para manter todo o complexo”, garantiu o presidente da Liga.