728x90
InícioSérie OuroAcadêmicos de NiteróiLierj sorteia ordem de desfiles da Série A nesta terça. Três escolas...

Lierj sorteia ordem de desfiles da Série A nesta terça. Três escolas ainda não têm enredo

wallace palharesDepois da Liesa, é a vez das escolas da Lierj conhecerem a ordem de desfiles para o Carnaval 2020. O sorteio acontece nesta terça na sede da entidade no centro do Rio. Depois de uma disputa política pelo comando da entidade, o ex-presidente Renato Thor deu lugar à Wallace Palhares, que deixou a presidência do Acadêmicos do Sossego. As regras do sorteio são as mesmas do Grupo Especial. Por regulamento a Acadêmicos de Vigário Geral abre a sexta-feira e a Acadêmicos do Sossego o sábado de carnaval. As demais agremiações foram divididas em seis pares. As duplas serão chamadas e sortearão números. Quem tirar o número maior escolhe o dia e sorteia primeiro quem terminou melhor colocada. Em seguida as escolas são chamadas para definirem a ordem de cada dia. Ao final do processo têm 5 minutos para efetuarem trocas dentro do mesmo dia de desfile.

Das 14 agremiações da Série A em 2020, três permanecem ainda sem enredo definido. Seguindo a ordem de classificação de 2019, o site CARNAVALESCO traz um levantamento acerca de como chegam as escolas para o sorteio.

Imperatriz desfile2019 151Imperatriz Leopoldinense: A grande atração do desfile da Série A em 2020, oito vezes campeã do carnaval no Grupo Especial, tem preocupado seus torcedores. Desde o rebaixamento da escola nenhum movimento de renovação ou contratação de ninguém foi feito. A única saída confirmada foi a do diretor de harmonia Júnior Escafura. A verde e branca é uma das três escolas ainda sem enredo definido.

Imperio Serrano desfile2019 152Império Serrano: Depois de dois desfiles no Grupo Especial abaixo das expectativas o Império volta à Série A como uma das forças do grupo. A escola realizou mudanças para o ano que vem. O carnavalesco Júnior Pernambucano substituiu Paulo Menezes e vai desenvolver o enredo ‘Lugar de mulher é onde ela quiser’, uma temática voltada ao feminismo e o empoderamento das mulheres.

Cubango Desfile2019 111Cubango: Após a melhor colocação e o melhor desfile de sua história em 2019, a Cubango perdeu a dupla Leonardo Bora e Gabriel Haddad, que foram para a Grande Rio. Raphael Torres e Alexandre Rangel, ex-carnavalescos da Renascer de Jacarepaguá, foram contratados. O enredo escolhido segue a mesma linha dos últimos. ‘A voz da liberdade’ é um tributo à Luiz Gama, o patrono da abolição da escravatura.

Porto da Pedra Desfile2019 036Porto da Pedra: Com uma das comunidades mais fortes do grupo, a Porto da Pedra foi uma das que iniciou mais cedo o seu projeto para o ano que vem. Jaime Cezário deixou a escola depois de quatro bem sucedidos carnavais. Anik Salmon chegou para o posto e vai realizar seu primeiro trabalho solo na carreira, depois de cinco anos na comissão de carnaval da Unidos da Tijuca. O enredo proposto pela vermelha e branca é ‘O que é que a Baiana tem? Do Bonfim à Sapucaí’.

Imperio da Tijuca Desfile2019 127Império da Tijuca: A verde e branca do Morro da Formiga foi a primeira campeã da era Lierj, em 2013. Seus outros desfiles na Série A entretanto estiveram distantes do campeonato. Para voltar aos dias de glória a escola aposta em uma promessa: o carnavalesco Guilherme Estevão realiza seu primeiro trabalho na carreira. A escola havia escolhida Marcus Ferreira para o posto, mas ele foi contratado pela Viradouro quando já havia iniciado os trabalhos na verde e branca. A escola vai apresentar o enredo ‘Quimeras de um eterno aprendiz’.

santacruz desfile2019 21Santa Cruz: A mais distante escola de samba do Sambódromo obteve a melhor colocação de sua história desde que a Lierj foi criada, em 2013. Apesar do 5º lugar alcançado, a escola ainda não definiu seu enredo nem o carnavalesco que vai desenvolver o projeto da escola para 2020.

 

upm desfile2019 58Unidos de Padre Miguel: Sempre cotada como uma forte candidata ao acesso, a Unidos obteve em 2019 a pior colocação de sua trajetória recente, desde que passou a disputar os campeonatos no acesso com a criação da Lierj. A vermelha e branca havia anunciado um enredo sobre a artista Tarsila do Amaral, mas decidiu reescolher o enredo e vai abordar ‘GINGA’ na Marquês de Sapucaí. Fábio Ricardo volta ao carnaval na escola ano que vem.

 

 

CARRO 2 RENASCERRenascer de Jacarepaguá: A escola da Zona Oeste, que chegou a desfilar no Grupo Especial em 2012, obteve em 2019 a sua melhor classificação desde a criação da Lierj, um 7º lugar. Depois de perder a dupla Raphael Torres e Alexandre Rangel para a Cubango, a Renascer vai promover mais uma estreia na avenida: o carnavalesco Ney Júnior vai desenvolver o enredo ‘Eu que te benzo, Deus que te cura’.

Bangu Desfile2019 123Unidos de Bangu: A mais antiga agremiação da Zona Oeste trouxe de volta a dupla de carnavalescos Rodrigo Marques e Guilherme Diniz, que deram à escola o título da Série B em 2017 e o retorno à Sapucaí no ano seguinte. Os jovens carnavalescos estiveram na Unidos da Ponte neste ano. Eles irão desenvolver o enredo ‘Memórias de um Griô: a diáspora africana numa idade nada moderna e muito menos contemporânea’.

inocentes desfile2019 28Inocentes de Belford Roxo: A Inocentes, assim como a Unidos de Padre Miguel, alterou o seu enredo para o desfile do ano que vem, após anunciá-lo. A escola iria desenvolver ‘O pulo do gato’ anteriormente. Mas decidiu homenagear a jogadora de futebol Marta, eleita seis vezes a melhor do mundo pela FIFA. Quem vai desenvolver o projeto é Jorge Caribé, que deixou o Império da Tijuca.

Ponte desfile2019 85Unidos da Ponte: Voltando ao Sambódromo 12 depois de sua última participação, a Ponte não só permaneceu na Série A como ainda se garantiu no sorteio para 2020 com o 10º lugar obtido com a reedição de oferendas. No ano que vem a escola promove mais uma estreia na Série A: Lucas Milato irá desenvolver o enredo ‘Elos da Eternidade’.

Rocinha desfile2019 37Rocinha: A tricolor de São Conrado e Rocinha é a terceira agremiação da Série A que não tem enredo nem carnavalesco para o desfile de 2020 ainda. A agremiação perdeu Júnior Pernambucano para o Império Serrano. Depois do rebaixamento em 2014 à Série B, a escola retornou ao Sambódromo no ano seguinte e tem tido um desempenho irregular, com um 6º lugar em 2017 e dois 11º lugares nos anos seguintes.

sossego desfile2019 30Sossego: A escola do Largo da Batalha vem conseguindo se manter na Série A, desde o título da Série B em 2016. Marco Antônio Falleiros foi contratado depois de desenvolver os carnavais da Alegria da Zona Sul nos últimos anos. A escola já sabe que abrirá o sábado de carnaval com o enredo ‘Os Tambores de Olokun’.

 

vigario geral desfile202026Vigário Geral: Depois de 11 anos a Acadêmicos de Vigário Geral voltará a desfilar no Sambódromo. A escola surpreendeu a todos com o seu acesso no Carnaval 2019, com uma arrancada emocionante na apuração do Grupo B. A agremiação manteve a comissão formada por Alexandre Costa, Lino Salles, Marcus do Val e Rodrigo Almeida, responsável pelo campeonato de 2019. Eles irão desenvolver o enredo ‘O Conto do Vigário’. A escola abrirá os desfiles da sexta-feira de carnaval.

- ads-

X-9 emociona e vence a chuva em grande noite do carnaval de Santos

A primeira noite dos desfiles das escolas de samba de Santos trouxe inúmeras emoções para os presentes na Passarela do Samba Dráusio de Cruz,...

Beija-Flor homenageia em ensaio técnico 14 figuras essenciais na trajetória da escola

Em um ano marcado pelo reencontro com suas raízes, pela homenagem ao eterno mestre Laíla no enredo do Carnaval 2025, pela despedida da sua...

Acabou o caô! Sambódromo recebe alvará definitivo do Corpo de Bombeiros

A Riotur informa que, pela primeira vez, a estrutura do Sambódromo da Marques de Sapucaí recebeu alvará definitivo para a realização de qualquer evento,...