O carnavalesco Leandro Vieira abriu o jogo sobre a escolha do enredo da Imperatriz Leopoldinense para o Carnaval 2026, que vai homenagear o cantor Ney Matogrosso. Em entrevista ao “Só se For Agora Podcast”, apresentado por Jorge Perlingeiro, o artista revelou que já alimentava esse desejo há muitos anos e que não perdeu a oportunidade de convencer o ícone da música brasileira.
* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp
“O enredo sobre o Ney estava na minha gaveta. Soube pedir. Nem deixei ele pensar. Joguei mais pesado. Falei: ‘tenho uma ideia e só queria pedir uma coisa: não me negue o direito de sonhar em tê-lo como enredo’”, contou.

Apelo carnavalesco de Ney Matogrosso
Para Leandro, Ney sempre foi uma figura que dialoga naturalmente com o universo do carnaval, tanto pelo impacto de sua música quanto pela estética visual de sua carreira.
“Eu já tinha o desejo de fazer o enredo sobre o Ney há muitos anos. Sempre achei que ele era uma figura altamente carnavalesca. A música, os grandes intérpretes da música brasileira, são acompanhados por imagem. O Ney, no caso, é mais ainda. Ele é um intérprete consagrado, com grandes clássicos, tem coisas muito alegóricas e visuais. Ele fez do corpo uma bandeira, introduziu a performance. Os figurinos dele são um desbunde visual. Muito combustível para fazer carnaval”, destacou.
Nova fase da Imperatriz
O carnavalesco também analisou a evolução recente da escola de Ramos, que passou por uma transformação estética e artística nos últimos anos.
“A Imperatriz, nos últimos anos, acabou traçando um caminho de muita pluralidade. Agora, ela é a ex-certinha de Ramos. É uma escola mais aquecida. Foi cangaceira, cigana e filha de Oxalá e no ano seguinte experimenta a ruptura. A escola está mais solta, mais livre das amarras e livre para jogo. A Imperatriz tem apresentado carnavais de alto nível em fantasias”, avaliou.
Ambição de título
Mesmo reconhecendo o desafio de transformar Ney Matogrosso em enredo, Leandro Vieira deixou claro que o trabalho é focado na busca pelo campeonato.
“A escola quer ganhar, ela está na briga, porque acreditamos que é possível. Por isso, a gente trabalha antecipadamente”, afirmou.
Com essa proposta ousada, a Imperatriz chega ao Carnaval 2026 reafirmando seu protagonismo e prometendo um desfile que une música, estética e a potência de um dos maiores artistas brasileiros.