728x90
InícioLavagem da pista leva mistura de religiões para Marquês de Sapucaí para...

Lavagem da pista leva mistura de religiões para Marquês de Sapucaí para abençoar o carnaval

Lavagem ensaiotecnico 2019 24Tradição iniciada em 2011, a cerimônia da Lavagem da Marquês de Sapucaí abriu os caminhos para os desfiles do Carnaval 2019. O evento foi marcado pela mistura de religiões e contou com a participação de baianas, casais de mestre-sala e porta-bandeira, velha guarda, destaques e representantes das escolas de samba mirins.

Lavagem ensaiotecnico 2019 20A cerimônia teve início por volta das 20h, quando foi tocada a música “Nossa Senhora”, de Roberto Carlos. Padroeiro do Rio de Janeiro, a imagem de São Sebastião foi conduzida em um carro abrindo o cortejo por toda a Sapucaí. O padre Antônio, da Paróquia de São Jorge, foi o responsável por rezar um “Pai Nosso”, que antes, na mistura das religiões, teve o toque dos tambores para os Orixás, feito Centro Espírita Vovó Carolina, seguido da Fanfarra de Clarins.

Lavagem ensaiotecnico 2019 7Como em todos anos, o ator Milton Gonçalves apresentou a leitura com emoção de um texto preparado que reflete a importância da lavagem da passarela. O ator leu “Águas de Oxalá” e fez um discurso de exaltação ao carnaval carioca. Em seguida, o cantor Elymar Santos contemplou os presentes cantando a música ‘A Voz do Morro’.

Lavagem ensaiotecnico 2019 104A bateria formada por 120 ritmistas da Unidos da Tijuca acompanharam o cantor e compositor Dudu Nobre, que interpreta desde a primeira edição da Lavagem da Sapucaí, sambas antológicos que emocionaram a Passarela do Samba em anos marcantes.

“Vivemos um momento muito complicado no país de maneira geral e esse ano foi muito difícil realizar a lavagem porque não tivemos apoio. O artista trabalha com a arte, mas essa arte tem que ter recompensada. Fizemos por amor ao samba e porque acreditamos que o evento não pode morrer, nem fraquejar, pois essa representatividade é importantíssima, mais ainda agora que não temos o apoio de que a gente espera”, lamentou Dudu Nobre.

Lavagem ensaiotecnico 2019 110O governador Wilson Witzel prestigiou a lavagem da Sapucaí. Em entrevista ao site CARNAVALESCO, ele falou sobre a importância do evento para a Cidade.

“Respeito todas as formas de espiritualidade porque todas elas se comunicam com Deus e o que nós queremos é um Rio de Janeiro com mais tranquilidade, com as pessoas vivendo melhor e mais felizes. Que o carnaval seja um momento de alegria melhor que o ano passado”, disse o governador.

- ads-

Série Barracões SP: em aquarela, Dragões da Real canta o ciclo da vida

O carnaval de São Paulo foi imensamente impactado no dia 16 de abril de 2024. Jorge Marcos Freitas Neto, o Jorginho Freitas, filho de...

Série Barracões SP: A grande jogada da Rosas de Ouro para contar a história dos jogos

A Rosas de Ouro convida o mundo do samba a conhecer a história dos jogos. Buscando o reflorescer para voltar aos tempos áureos, a...

Série Barracões SP: Primeira da Cidade Líder exalta Oxóssi nos 40 anos do renascimento de Pai Tinho no candomblé

Quatro décadas do nascimento espiritual de um babalorixá muito querido pelos sambistas paulistanos. No carnaval de 2025, a Primeira da Cidade Líder levará para...