sossego desfile2019 18O Acadêmicos do Sossego obteve uma única nota 10 no quesito samba-enredo em 2019, algo que surpreendeu a escola que vinha obtendo bom desempenho no quesito desde 2016. Para o julgador André Bonatte o principal problema da composição encomendada pela azul e branca do Largo da Batalha foi de métrica, conforme escreveu em sua justificativa.

“Dos versos ‘Bom Deus, por que o ódio no planeta azul? Se crentes ou ateus no sangue a mesma cor’ apresentam problema de métrica. A escola por um samba sem rimas exibiu uma melodia com variações rítmicas que imprimissem melhor a passagem entre as estrofes, que na sua ausência pareceram soltas, sem conclusão”, destacou.

Quem também tirou décimos da obra do Acadêmicos do Sossego foi o julgador Renato Vasquez. Usando palavras diferentes do colega anterior aplicou basicamente a mesma punição ao samba da azul e branca.

“Nos três versos que se iniciam em ‘Meu nome Jesus’ até ‘mesma cor’ há problemas de excesso de letra para o desenho melódico previsto. Subidas e descidas evidenciam quebras melódicas que dificultam o canto”, alegou o jurado ao aplicar um 9,8.

A nota mais baixa aplicada à escola no quesito foi pelo jurado Marcos Monteiro: 9,7. O julgador alega em seu texto aspecto como “difícil compreensão para o público”; “ligação precária entre os versos”; “harmonizar tantos recursos estilísticos dentro da mesma obra não foi exitoso”; “construção melódica deixa a desejar”.