A Estação Primeira de Mangueira terminou na quinta colocação no Carnaval 2023. O quesito Alegorias e Adereços da Verde e Rosa recebeu apenas uma nota 10, uma 9,7, uma 9,8 e uma 9,9. O julgador Madson Oliveira deu 9,8 e explicou: “O conjunto alegórico apresentado no desfile corresponde ao projeto defendido na justificativa do enredo. Porém, é preciso observar que: a alegoria 01 trouxe como destaque a cantora Leci Brandão representando a Rainha Lucumbi, mas seu posicionamento ficou prejudicado pelo conjunto alegórico, que encobriu a artista; a alegoria 02 trouxe como destaque central alto a representação do Rei Menelik da Etiópia, que parece ter sofrido alguma avaria por conta de seu resplendor, que tinha penas caídas, inclusive no chão do ‘queijo’ (-0,2)”.
O julgador Fernando Lima deu 9,7 e justificou: “Alegoria 04: Traseira da alegoria destoou negativamente por conta da mensagem em uma grande área pintada de branco. Profundidade e carnavalização ausentes nessa finalização. Trio elétrico: composição volumétrica, cromática e adereços alegóricos não produziram uma visualização favorável a alegoria. Alegoria 05: a confecção padrão e não carnavalesca artesanal na traseira impediu boa finalização. Concepção: 4,7. Realização: 5. Nota: 9,7”.
O julgador Walber Ângelo de Freitas deu 9,9 e disse: “Penalizada com um décimo em realização pela proporção reduzida do ‘Trio Elétrico’, bem como o seu acabamento estético desfavorável às possibilidades de enriquecimento visual que a proposta permitia. Realização: O trio elétrico causou pouco impacto visual pelas dimensões que definiram a proporção da volumetria. Observou-se materiais de revestimento, esculturas e volumetria final de pouco impacto visual na Avenida”.