728x90
InícioGrupo EspecialJoão Drumond ressalta o lado social da Imperatriz Leopoldinense no PodCARNAVALESCO: 'É...

João Drumond ressalta o lado social da Imperatriz Leopoldinense no PodCARNAVALESCO: ‘É uma escola de todos os bairros da zona da Leopoldina’

O diretor executivo da Imperatriz Leopoldinense, João Drumond, trabalha junto com sua mãe e presidente da escola, Kátia Drumond, para restabelecer a Rainha de Ramos novamente no Grupo Especial. Todavia, não basta só o trabalho dos dirigentes para a Imperatriz Leopoldinense voltar aos tempos de glórias, a comunidade também precisa estar engajada nisso. Em entrevista ao PodCARNAVALESCO, João contou como vem sendo esse processo de reaproximação com a comunidade.

Esses projetos sociais já vem surtindo um efeito positivo. Em parceria com o Instituto Bees of Love, a Imperatriz Leopoldinense levou uma turma de crianças de um colégio das redondezas para fazer uma limpeza na praia. “As crianças fizeram a limpeza da praia. Eu fiz isso várias vezes. É um processo de conscientização do cidadão, de oportunidade de ensinar”, disse João. “Com essa proximidade com as crianças, a professora perguntou em uma sala de aula com 30 alunos: ‘O que elas sentiam mais orgulho dentro do bairro delas?’ De 30 alunos, 28 desenharam a quadra da Imperatriz”, completou o diretor executivo.

As recentes polêmicas envolvendo a sigla ‘CPX’ fizeram também ajudaram reaproximar a escola com a população dos complexos da região da Leopoldina. A Imperatriz Leopoldinense abraçou a causa dos moradores, se juntando à luta contra a desinformação.

“A Imperatriz sempre foi uma escola que se identificou com o bairro. Só que a Imperatriz não é uma escola de Ramos, ela é conhecida como a Rainha de Ramos, mas não é uma escola de Ramos. É uma escola de todos os bairros da zona da Leopoldina. E a zona da Leopoldina é a casa de alguns complexos como o Complexo do Alemão, o Complexo da Penha… Enfim, a Imperatriz é a escola de toda essa gente. Não é do João, não é da Cátia e não é do Leandro, é da gestão, da forma que a gente enxerga a vida de fato”, expressou João Drumond.

imperatriz et2023 24
Fotos de Nelson Malfacini/Site CARNAVALESCO

O diretor executivo da Imperatriz Leopoldinense sonha em um dia ter uma escola mirim. Porém, seria um projeto mais a longo prazo. A Rainha de Ramos, segundo ele, precisa se consolidar no Grupo Especial primeiro. “Acho que tem algumas complicações em relação às escolas mirins, principalmente, em relação a burocracia. A Imperatriz ainda tem muito a se consolidar como escola hoje no Grupo Especial. Falta muita coisa ainda: falta o título, estabelecer a forma que a gente pensa a Imperatriz, falta uma série de coisas”.

“esmo sem o projeto da escola mirim, João Drumond exalta o trabalho de base já feito pela escola. “A gente faz o trabalho de base. Nós temos a oficina de mestre-sala e porta-bandeira, a oficina do mestre Lolo… A gente tem o trabalho de base. É aquele time que treina, treina e ainda não joga o campeonato. A dificuldade é estrutural e burocrática. Mas é um sonho, só acho que para o curto prazo não vai ser executado”, finalizou.

imperatriz et2023 23

Seguindo nessa linha de fortalecer a relação com a comunidade, a Imperatriz Leopoldinense não conta mais com alas comerciais. O intuito da diretoria é priorizar o componente mais próximo à escola. “Qualquer tipo de verba é bem vinda para as escolas, com a Imperatriz não é diferente. Nesse momento, a gente prefere abrir mão dessa verba para valorizar as pessoas da comunidade, para fortalecer o chão”, falou João Drumond.

- ads-

Série Barracões: Reza, emoção e fé! Tradição une espiritualidade, resistência e arte no retorno à Sapucaí

A escola de samba Tradição retorna ao Sambódromo da Marquês de Sapucaí em 2025 com o enredo "Reza", desenvolvido pelo carnavalesco Leandro Valente. A proposta...

‘Sempre é um sonho’: Maria Mariá completa seu terceiro carnaval à frente da ‘Swing da Leopoldina’

Estudante de Comunicação Social na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Faixa preta no Taekwondo. Gresilense desde pequeninha. Rainha de bateria da Imperatriz Leopoldinense....

Carlos Jr. celebra 25 anos como intérprete e comenta mudanças no julgamento do carnaval de SP

Há um quarto de século à frente de carros de som, Carlos Jr. se consolidou como uma das vozes mais marcantes do carnaval paulistano....