Ito Melodia e mestre Washington Paz estão à frente da parte musical da Inocentes de Belford Roxo para o próximo carnaval. Ao CARNAVALESCO, ambos falaram sobre as expectativas para 2026, o trabalho em conjunto e a empolgação em busca do título da Série Ouro e o consequente retorno ao Grupo Especial. Ito começou falando sobre sua chegada à Inocentes, destacando o carinho que já nutria pela tricolor desde os tempos em que era intérprete da União da Ilha, pelas similaridades entre as agremiações, a começar pelas cores, e pelas recepções calorosas ao longo dos anos. Ele revelou ainda ter composto um novo samba-exaltação para a comunidade de Belford Roxo.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

ito inocentes
Fotos: Matheus Morais/CARNAVALESCO

“Todas as vezes que eu vinha aqui, era uma festa. Alegria, felicidade com o nosso presidente, com o Rodrigo, e toda a comunidade. E eu sou festa, sou o samba de raiz, sou samba no chão, sou comunidade, sou favela. Foi muito fácil aceitar esse convite fantástico da Inocentes, com muito carinho e zelo. Fiz um samba em homenagem à escola, uma obra linda de minha autoria com Gugu das Candongas, que já virou a marca da Inocentes. Esse samba vai pra avenida como o samba do esquenta”, contou.

Agradecido pelo apoio da família, amigos e fãs, Ito garantiu que vai se doar ao máximo para ajudar a agremiação, em parceria com todos os segmentos, na busca pela vitória na Série Ouro.

“Aqui é o mesmo Ito Melodia de qualquer outra escola: com a mesma garra, emoção, vibração e vontade de vencer. Estamos com um time, modéstia à parte, maravilhoso e fantástico. Vamos nos reunir muito para fazer o melhor pela Inocentes, dar o mérito e a glória e trazer alegria não só para a escola, mas para toda a cidade de Belford Roxo”.

mestre inocentes2

O intérprete destacou também o ambiente positivo na agremiação para 2026, que exaltará Pernambuco, celebrando a liberdade artística que vem encontrando na escola.

“O Ito Melodia está muito feliz, sem demagogia. Aqui eu também tenho a oportunidade de trabalhar o meu projeto de carreira solo, algo que eu buscava há muito tempo. Quero devolver alegria à escola com esse enredo sobre Pernambuco, que rendeu um excelente samba, temático, emocionante, com letra, melodia e interpretação de excelência. Vamos fazer um trabalho coletivo de altíssimo nível”.

A relação com mestre Washington, segundo Ito, é de amizade e sintonia musical. “O Washington é um irmão, com uma facilidade musical monstruosa. Um cara simples, fantástico, pé no chão e de comunidade. A parceria já está feita. É só vir aquele hino que a gente vai trabalhar o samba com alma e coração”.

Sobre o fato de estar fora do Grupo Especial, Ito afirmou que o foco e a entrega permanecem os mesmos.

“É diferente, porque o Especial tem mais visibilidade na TV e na mídia, mas tudo depende do trabalho que o profissional faz. Mesmo na Série Ouro, estou dando o meu melhor. Tenho três projetos lançados nas redes, e o público continua me acompanhando. Quando faço um show, pode ter cem pessoas ou cinco milhões, eu sou o mesmo Ito Melodia. Aqui vai ser igual: vou vestir a camisa para a Inocentes voltar ao Especial. O compromisso este ano é com Belford Roxo, e vou dar tudo de mim. Tenho certeza de que a Inocentes fará um desfile para subir”.

Já mestre Washington fez um balanço do Carnaval 2025 e afirmou que os desafios enfrentados servirão de aprendizado para um desfile ainda mais forte em 2026.

“Não foi como a gente esperava, mas também não foi essa catástrofe toda que falaram. Aconteceram alguns problemas, sim, mas tudo serve para fortalecer a escola. Em 2026, teremos muitas novidades e surpresas. Não posso contar tudo, mas a Cadência da Baixada sempre apronta alguma coisa na avenida e no próximo carnaval vai ser três vezes mais”.

Sobre a parceria com o carro de som, Washington destacou a harmonia com o intérprete. “Essa parceria entre carro de som e bateria vai ser muito tranquila, até porque o Ito é um cara sereno, que dá ideias e também escuta. Trabalhamos em prol da escola, não de realizações pessoais. Pode ter certeza que vem coisa boa por aí”.

mestre inocentes

Encerrando, o mestre exaltou o carinho que tem pela Inocentes e a honra de comandar mais uma vez a “Cadência da Baixada”.

“É sempre uma honra, porque nós temos muitas histórias aqui. A Inocentes sempre me recebeu de braços abertos, e é um carinho enorme estar à frente dessa rapaziada, dessa família que é a Cadência da Baixada”.