O intérprete da Unidos de Vila Isabel, Tinga, começou na última quarta-feira o ciclo de preparação vocal para “soltar o bicho” no Carnaval 2025. O processo inclui tratamento e acompanhamento com fonoaudióloga a cada 15 dias e aulas de canto semanais.
“É uma preparação muito importante para pegar condicionamento físico e fortalecer as cordas vocais. Dessa maneira, consigo ter cada vez melhor rendimento na Sapucaí. O Carnaval 2025 já está chegando e estamos preparando um grande desfile”, explicou Tinga. Entre os tratamentos realizados com a fonoaudióloga especialista em voz e preparadora vocal Ana Calvente, está a fotobiomodulação, técnica que utiliza luz de laser para promover a cicatrização de tecidos, reduzir a inflamação e acelerar a recuperação das cordas vocais.
As aulas de canto são realizadas não só pelo intérprete oficial, mas também pelos outros oito cantores do carro de som da agremiação. “Canto de samba-enredo é um trabalho diferenciado. Exige afinação, musicalidade, potência, resistência vocal e clareza na emissão. Além disso, o cantor ainda precisa estar preparado para administrar a energia necessária para cruzar a avenida com a beleza e a desenvoltura que o desfile exige, sem prejuízo da saúde e do trato vocal”, afirmou o professor de canto Pedro Lima. O especialista trabalha com os intérpretes da Vila Isabel há três anos e já assinou a preparação vocal de filmes como “Nosso Sonho – Cine biografia de Claudinho e Buchecha” e “Tim Maia”.
A azul e branca do bairro de Noel será a última escola a desfilar na segunda-feira de Carnaval com o enredo “Quanto mais eu rezo, mais assombração aparece”. Conduzida por um trem-fantasma que desembarca em um grande baile, a agremiação vai carnavalizar as assombrações que atazanam o imaginário popular.