O Instituto Viradouro realizou uma exposição especial com os alunos da oficina de Adereço e Costura, ministrada no ateliê de Alessandra Reis. O evento foi para os participantes do projeto e integrantes de setores da escola, marcando a finalização do primeiro módulo do curso.
* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

A atividade, que está em seu terceiro ano, reúne atualmente 100 alunos e já se consolidou como uma importante porta de entrada para o mundo do carnaval. Além das aulas práticas, os participantes vivenciam estágios no barracão da vermelho e branco de Niterói, atuando em diferentes etapas.
“Esse é um espaço de aprendizado, mas também de oportunidade. Muitos dos nossos ex-alunos já estão trabalhando na própria Viradouro, de aderecistas a assistentes de carnavalescos. Neste ano, inclusive, temos alunos atuando também na escultura. É um momento de celebrar a criatividade e o resultado de um trabalho coletivo que transforma vidas pelo carnaval”, destacou Márcio Moura, um dos coordenadores do curso de adereco e costura.
Os estudantes são responsáveis pela confecção de 600 fantasias e pelos elementos alegóricos do núcleo Virando Esperança, escola mirim. Para 2026, a meta é ampliar ainda mais o alcance das oficinas, com a abertura de um novo módulo voltado para pintura.
O evento teve como destaque a apresentação de maquetes de alegorias desenvolvidas pelos próprios alunos e figurinos confeccionados em jeans. As oficinas do Instituto Viradouro são abertas anualmente em fevereiro.