O presidente da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), Gabriel David, revelou durante a ExpoRio Turismo, na tarde desta quinta-feira, na Zona Sul do Rio, que vão ser criadas quatro datas no pré-carnaval 2024-2025, na semana anterior aos dias oficiais do carnaval (20 a 23 de fevereiro de 2025), para que todas 12 agremiações do Grupo Especial do Rio de Janeiro possam testar o som e a luz oficial do Sambódromo da Marquês de Sapucaí. Para isso, foram escolhidas a quinta, sexta, sábado e domingo. Três agremiações por dia. Continuará sendo permitida a entrada do público, de forma gratuita, e os ensaios também funcionarão como um grande teste para todos os serviços públicos que operam na Avenida durante os dias de carnaval.

Foto: Reprodução de internet

“Vão ser quatro dias na semana anterior. Vamos utilizar a quinta, sexta, sábado e domingo da semana antes do carnaval. Três escolas por dia. É a primeira vez que todas 12 escolas de samba poderão testar o som e luz do Sambódromo da Sapucaí. Será um quase pré-carnaval de quatro dias e que entendemos que terá também impacto turístico para cidade e estado do Rio. Será fundamental também para testagem da segurança e de todos os serviços públicos envolvidos nesse evento gigantesco. Uma oportunidade para as pessoas poderem ver o que as escolas vão levar para Avenida e de forma gratuita”, disse Gabriel.

O dirigente da Liesa confirmou a intenção de todas 12 escolas de samba do Grupo Especial façam dois ensaios técnicos na Avenida, como o site CARNAVALESCO já tinha informado, e que existe a vontade que eles comecem no mês de dezembro deste ano.

“Estamos ainda discutindo, mas é um objetivo muito claro que cada escola possa realizar dois dias de ensaios técnicos na Sapucaí. Com carro de som normal, sem o som normal da Avenida dos dias dos desfiles oficiais”, afirmou Gabriel David.