A Inocentes de Belford Roxo está fazendo uma campanha junto aos amigos e simpatizantes para que doem frascos dos mais variados, panelas, formas de bolo, peneiras de macarrão, cantis, frigideiras, chaleiras, garrafas de geladeira, bacias, baldes e tudo aquilo que não tenha mais serventia em casa. Não importa a cor, estado ou tamanho. O material será utilizado em uma das alegorias que a escola irá levar para avenida.
“Peço a todos que nos ajudem, pois estamos em um ano caótico para as escolas de samba, principalmente, as do Grupo de Acesso, no que se refere a questão financeira devido ao corte das verbas públicas. Uma das soluções que encontrei foi criar um carro alegórico cujo o nome é “Bacia das almas”, que representa o extermínio do cangaço que é composto por utensílios que seriam descartados, mas que se transformarão em luxo para decoração nas mãos dos nossos aderecistas”, declarou Marcus Ferreira, carnavalesco da Inocentes de Belford Roxo.
Segundo o artista, a ideia surgiu inspirada nas obras do artista plástico brasileiro Vik Muniz, que faz a arte do lixo ou de coisas materiais desprezadas pela sociedade. “Também me inspirei no artista português Arthur Bordalo II. Nas mãos desses artistas objetos que foram usados no dia a dia se transformam em algo mágico. O público irá se surpreender com a plástica que levaremos para o Sambódromo”, afirmou Marcus Ferreira.
A escola de Belford Roxo também está precisando de garrafas pet de refrigerante e de cachaça. Já foram doadas 13 mil, mas faltam 5 mil para completar a decoração do abre-alas.
O enredo da tricolor da Baixada é “O frasco do Bandoleiro (Baseado num causo com a boca na botija), que fala sobre a lenda em que o bando de cangaceiros comandados por Lampeão esconderam seus tesouros em botijas. E chega aos dias atuais com um alerta que os bandoleiros agora são outros.
A agremiação será a sexta escola a desfilar, na sexta-feira de carnaval, na Avenida Marquês de Sapucaí, pelo Grupo A.
Os interessados em doar o material devem entregar na quadra de ensaios, na Avenida Boulevard, 1741, São Vicente, as quartas e sextas, das 10h às 20h. Ou no barracão de alegorias, na Avenida Binário, 280 (sentido Rodoviária Novo Rio), diariamente das 10h às 17h.