Um incêndio atingiu na tarde desta quarta-feira os barracões da Vigário Geral e Jacarezinho, que ficam na Zona Portuária do Rio de Janeiro. A Inocentes de Belford Roxo conseguiu retirar suas alegorias do espaço evitando danos. O Corpo de Bombeiros atua no local. Não houve feridos. O Jacarezinho informou que perdeu todo o seu material. Vigário Geral ainda não se pronunciou oficialmene sobe o volume da perda com o incêndio.
O carnavalesco Caio Cidrini, que trabalha na Vigário Geral, com Alex Carvalho, falou sobre o incidente no barracão da escola. “Em meio a este turbilhão de emoções, é importante deixar claro para os nossos familiares, amigos e entusiastas do trabalho que estamos bem. Ainda não temos ciência do que perdemos de material, mas não vamos baixar a cabeça. O importante no momento é tranquilizar todos que nos apoiam. Pra cima deles, Vigário”, disse.
O carnavalesco do Jacarezinho, Bruno Oliveira, também fez uma publicação sobre o incêndio. “Do fogo renasce a arte. Da dor, a força de seguir criando. O carnval e maior que qualquer tragédia. Avante, pois afinal, sou Jacaré”.
* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp
Através da assessoria de imprensa da escola, o Jacarezinho se pronunciou sobre o incêndio. “É com pesar que a Unidos do Jacarezinho confirma através desta nota oficial que o seu barracão de alegorias, adereços e fantasias situado na Via Binário do Porto, nº 288, no bairro do Santo Cristo, Zona Portuária do Rio, sofreu um incêndio de grandes proporções na tarde desta quarta-feira (22), controlado pelo Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro no final desta tarde. Não houve feridos. O local ficou totalmente destruído, não restando qualquer material intacto para os preparativos do próximo carnaval. A equipe técnica da Defesa Civil iniciará o trabalho de perícia no local, para concluir o seu laudo buscando esclarecer a origem do incêndio.
Todo o projeto já iniciado no barracão de alegorias, adereços e fantasias na confecção do Carnaval 2026 no qual a escola retornará à Marquês de Sapucaí após doze anos foi perdido. A agremiação agradece ao apoio e solidariedade recebidos de todas as agremiações co-irmãs, em especial aos dirigentes da Liga RJ que se fizeram presentes no local prestando toda a ajuda necessária desde o início do ocorrido. A Unidos do Jacarezinho se solidariza com a coirmã Acadêmicos do Vigário Geral nessa enorme perda. No momento não temos como estimar os prejuízos dos materiais de alegorias, fantasias e esculturas perdidos”.

Devido ao incidente, a Rua Equador — no trecho entre a Rua Rivadávia Corrêa e a Professor Pereira Reis —, além do Túnel 450, precisou ser interditada. A CET-Rio orienta os motoristas a buscarem rotas alternativas: Zona Sul → Ponte Rio-Niterói ou Avenida Brasil: utilizar o Túnel Marcello Alencar; Centro → Zona Norte: seguir pela Avenida Presidente Vargas ou Francisco Bicalho; Zona Norte → Centro: também preferir as avenidas Presidente Vargas e Francisco Bicalho.
Imagens que circulam nas redes sociais do incêndio que atinge, na tarde desta quarta-feira, os barracões da Vigário Geral e Jacarezinho, na Zona Portuária do Rio.
Saiba mais em https://t.co/eN2HdNvUQB pic.twitter.com/yMOIKRUQpF
— Site CARNAVALESCO (@scarnavalesco) October 22, 2025
Em nota, o “Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) informa que foi acionado, na tarde desta quarta-feira, para o combate a um incêndio em um imóvel localizado na Via Binário do Porto, nº 288, no bairro do Santo Cristo, Zona Portuária do Rio. Mais de 40 militares de seis unidades atuam na ocorrência, com o emprego de 13 viaturas. Até o momento, não há registro de vítimas. Outras informações serão divulgadas assim que possível”.

‘Trabalharemos intensamente para cumprir o prazo’, afirma secretário sobre a Fábrica do Samba
Matéria em atualização









