imperioserrano2019 cd 27O Império Serrano abriu na tarde desta segunda-feira, na Cidade do Samba, a fase de gravação dos sambas-enredo para o CD oficial do Grupo Especial Carnaval 2019. A escola da Serrinha vai apresentar no desfile do ano que vem a música “O que é, o que é?, imortalizada por Gonzaguinha.

O site CARNAVALESCO acompanhou todas etapas dessa primeira fase de gravação. Foram feitas as gravações da bateria e do coro da comunidade. Para o diretor de carnaval JL Escafura, o samba do Império para 2019 é uma obra clássica consagrada.

imperioserrano2019 cd 4“A vantagem é que todo mundo já sabe cantar, pois é um clássico consagrado. É difícil quem não goste dessa música. É uma obra tida como MPB, mas quem nunca escutou ela no ritmo de samba? As pessoas perguntam como será, mas na minha visão todos já sabem pois já foi feito. A sinfônica é sem igual, é maravilhosa e a bateria tirou onda. Gostei muito do resultado”, disse o diretor de carnaval JL Escafura.

O Império Serrano terá uma dupla de cantores em 2019: Anderson Paz e Leléu. Paz está de volta para escola e elogia o novo parceiro.

“Estou feliz pois é gratificante poder voltar ao Império Serrano. Junto do Leléu que é um grande cantor e parceiro. Fui abraçado por todos os segmentos da escola. Poder fazer dessa música popular um grande samba-enredo é o grande diferencial do Império na avenida na minha visão. Tem diferença claro para o cantor, mas no meu ver é simplesmente cantar, cantar e cantar. Transmitir essa mensagem para o mundo”, contou o intérprete Anderson Paz.

imperioserrano2019 cd 36Leléu fará sua estreia no Grupo Especial no ano que vem e ressalta a força do samba imperiano.

“Poder estrear no Grupo Especial é prazeroso pois é um sonho que persigo a muito tempo. E ser produzido por Laíla e Mário Jorge, com arranjo de Rafael Prates, é uma honra muito grande. O ensaio é fundamental para a adaptação dessa obra para avenida. Já encontramos o melhor andamento. Ter o prazer de executar um clássico da MPB na Sapucaí será uma sensação única, pois a avenida toda saberá cantar nosso samba”, garantiu o intérprete Leléu.

Comandante da Sinfônica do Samba, mestre Gilmar confia nos seus ritmistas e no andamento da bateria.

“Não podemos atrapalhar a melodia, por isso fiz algo para acrescentar. Eu gosto de bossas no contra-tempo, mas esse ano fiz tudo dentro da melodia para não fugir nada. Temos algumas coisas que serão mostradas no desfile, mas para o CD é um samba que o mundo inteiro vai escutar. O trabalho de gravação foi muito bom na minha visão. A bateria do Império é cadenciada, por isso vamos desfilar com muita tranquilidade. As bossas em alguns momentos da melodia praticamente são obrigatórias. Temos uma bossa na cabeça para o CD, mas na avenida teremos três. A bateria do Império é pioneira no carnaval”, afirmou mestre Gilmar.

imperioserrano2019 cd 39

Detalhes da gravação do samba do Império Serrano

imperioserrano2019 cd 18O Império Serrano levou 52 ritmistas para Cidade do Samba. A bateria fechou sua gravação com segurança e utilizou no máximo 45 minutos. O andamento foi de 138 BPM (batidas por minuto). A escola utilizou o Dó Maior no tom.

Rafael Prates foi o arranjador da faixa. A primeira passada do samba foi gravada sem o ritmo mais pesado da bateria. Leléu e Anderson Paz criaram um alusivo onde perguntam “O que é o que?” e a bateria responde com ritmo. A maioria dos integrantes do coro foi formada por baianas e velha-guarda.

A rainha de bateria Quitéria Chagas voltou ao Brasil hoje só para participar da gravação. Monique Rizzeto, rainha da escola, também participou do coro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui