A Imperatriz Leopoldinense conseguiu afastar a chuva ao iniciar o seu último ensaio de rua, na Rua Euclides Faria. Os componentes concluíram essa etapa do pré-carnaval com muita emoção e divertimento, sensibilizados com a homenagem ao cantor Ney Matogrosso. Com o enredo “Camaleônico”, desenvolvido pelo carnavalesco Leandro Vieira, a verde e branca de Ramos tomou a rua com todos os signos que representam o homenageado, seus trejeitos, sua alegria e sua expressividade.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

Antes do ensaio, o vice-presidente João Drumond fez uma avaliação sobre o pré-carnaval da escola, analisando o desempenho do barracão, a plástica a ser apresentada e as críticas ao samba-enredo de 2026.

“Foi um pré-carnaval de muita organização no barracão. É um projeto ousado. Na minha concepção, é o maior projeto de alegorias que a escola já teve. Esteticamente, eu não tenho dúvida de que está no nível, ou acima, do ano passado, que, para mim, foi o grande projeto artístico do carnaval que passou. E, em nível de samba-enredo, que desde o início foi muito discutido, eu acho que quem acompanhou os ensaios da Imperatriz, tanto na quadra quanto na rua, sabe a força do samba que a Imperatriz vai levar para a avenida, e eu não tenho a menor dúvida de que, mais uma vez, a Imperatriz terá um dos maiores sambas do carnaval”, definiu o vice-presidente.

João Drumond também antecipou suas expectativas quanto aos ensaios técnicos das próximas duas semanas. A escola ensaiará na Avenida Marquês de Sapucaí nos domingos, dias 1º e 8 de fevereiro.

imperatriz rua2401 05

“Eu acho que ensaio técnico é a festa do povo. Pretendemos dar um grande espetáculo para quem está nos assistindo, mas cientes também de que o ensaio técnico é o desfile para nós. Temos que executar tudo de maneira perfeita para que, quando a gente chegue lá no dia do desfile, as coisas saiam como a gente planeja”, declarou.

Os gresilenses provaram que estão disputando no topo da tabela do Grupo Especial. O carisma e a excelência da comissão de frente de Patrick Carvalho e do casal de mestre-sala e porta-bandeira, Phelipe Lemos e Rafaela Theodoro, aqueceram a escola para a empolgação que os desfilantes apresentaram em seguida. Além disso, o desempenho do intérprete Pitty de Menezes e do mestre Lolo evidenciou a integração da escola e elevou a energia contagiante do ensaio.

imperatriz rua2401 04

Diferentemente dos ensaios de rua anteriores, desta vez o ensaio fez uma curva na Rua Teixeira Franco e subiu em direção à quadra, na Rua Professor Lacé, para a celebração acompanhada da Roda de Samba e Pagode do Mestre Lolo.

COMISSÃO DE FRENTE

O coreógrafo Patrick Carvalho apresentou uma performance muito condizente com as performances do artista Ney Matogrosso. A expressividade do rosto e do corpo, os trejeitos e a sensualidade do cantor foram interpretados com garra e precisão pelos componentes da comissão de frente.

MESTRE-SALA E PORTA-BANDEIRA

O mestre-sala Phelipe Lemos e a porta-bandeira Rafaela Theodoro se apresentaram com garra e elegância, em uma coreografia bem próxima da corte tradicional. A abertura para a irreverência acontece no refrão do meio, em referência a “Homem com H”. Phelipe e Rafaela reforçaram o quanto estão conectados ao longo desses anos de trabalho conjunto, assim como evidenciaram a capacidade que têm de levantar o público a cada movimento preciso.

HARMONIA E SAMBA-ENREDO

Pitty de Menezes conduziu o carro de som com excelência e emoção. O intérprete lidou com respeito e divertimento com a composição animada de Hélio Porto, Aldir Senna, Orlando Ambrósio, Miguel Dibo, Marcelo Vianna, Wilson Mineiro, Gabriel Coelho, Alexandre Moreira, Guilherme Macedo, Chicão, Antônio Crescente e Bernardo Nobre. Pitty conversou com o CARNAVALESCO sobre o desempenho da noite.

imperatriz rua2401 01

“Foi um ensaio assim, como vocês dizem, avassalador! Foi um ensaio maravilhoso! A comunidade desceu em peso, cantou muito com a escola. A escola está gritando o samba e está preparada para ganhar essa décima estrela. Está preparada para a guerra e para ganhar esse campeonato. Foi uma noite de muita emoção, uma noite de muita entrega, de alegria, de celebração, de encontro com a sua comunidade. Foi um ensaio inesquecível”, destacou o intérprete.

O final do desfile foi marcado pela celebração dos gestores e de sua comunidade, e Pitty de Menezes chorou de emoção com o desempenho da escola e refletiu sobre sua trajetória.

imperatriz rua2401 03

“É meu quarto ano na escola. É uma escola que acreditou no meu trabalho e no meu talento, apostou no jovem. E hoje passou um filme na minha cabeça, de quando eu cheguei aqui. Estamos com uma energia muito parecida com a do Lampião (2023). É uma escola de que muitos não falam como candidata ao campeonato, mas vai surpreender. Eu olhei o Mestre Lolo ali e não consegui me controlar. É uma emoção muito grande estar aqui nessa família. A gente construiu uma grande família, mais do que colegas de trabalho. É uma celebração muito grande. A emoção não tem como, né? A gente sente o samba, porque o samba é isso, o samba é união, o samba é de todos os povos. Foi muito bom hoje, foi um ensaio maravilhoso, e eu não tive como: chorei”, comentou Pitty de Menezes.

imperatriz rua2401 06
Foto: Wagner Rodrigues/Divulgação Imperatriz

Como relatou o intérprete, a escola mostrou que se apropriou devidamente do samba. Cantou alto e integralmente a letra e suas referências a Ney. Todos os refrões foram entoados com muita força, além de trechos como “Canto com alma de mulher / Arte que sabe o que quer”, “O bicho, bandido, pecado e feitiço / Pavão de mistérios, rebelde, catiço” e “O sangue latino que vira / Vira, vira lobisomem”.

EVOLUÇÃO

A comunidade gresilense desfilou com animação e fluidez pela Euclides Faria. Para além das alas performáticas e coreografadas, os desfilantes movimentaram o corpo com os trejeitos e a expressividade de Ney Matogrosso. Dançaram bastante, brincaram carnaval e fizeram um cortejo colorido.

imperatriz rua2401 02

OUTROS DESTAQUES

Impossível ignorar a energia da bateria Swing da Leopoldina, do mestre Lolo, e da rainha Iza. Além da boa execução das bossas já presentes na gravação do álbum de sambas-enredo de 2026, há o diferencial da bossa que reproduz o ritmo de bloco de rua, animando bastante a escola. A empolgação foi tanta que o mestre decidiu encerrar o desfile descalço e ajudou a soltar os fogos que encerraram a apresentação.

imperatriz rua2401 07
Foto: Wagner Rodrigues/Divulgação Imperatriz

A cantora Iza, reinando à frente da bateria, trouxe um look inspirado em um visual clássico de Ney Matogrosso e esbanjou carisma: cantou trechos do samba ao lado de Pitty de Menezes e mostrou seu samba no pé e seu ritmo.

O brilho no olhar da presidente Cátia Drumond e do vice-presidente João Drumond, além da alegria nítida do diretor de Carnaval André Bonatte e dos demais diretores, também evidenciaram o espírito de dever cumprido e a disposição para a briga pela décima estrela em 2026.