A estação do VLT em frente a Cidade do Samba, na Zona Portuária do Rio de Janeiro, foi reinaugurada com o nome de “Cidade do Samba Tia Ciata”, na tarde desta terça-feira, em homenagem a histórica mãe de santo que ajudou a fomentar o samba carioca na região da Pequena África através de encontros de sambistas em sua casa, em um tempo onde o samba era marginalizado pelo Estado. Ela, que é uma das grandes matriarcas do samba, ganha esta homenagem no ano do centenário de seu falecimento.

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Gracy Mary Moreira, bisneta de Tia Ciata. Foto: Matheus Morais/CARNAVALESCO

O ato de “batismo” foi marcado pela homenagem a memória de Tia Ciata e toda a sua resistência, e contou com a presença de Gracy Mary Moreira, bisneta de Tia Ciata, e da equipe da Casa de Tia Ciata mantida pela família da matriarca na região da Pequena África, e por onde é fortalecido o legado de Tia Ciata, através de atividades culturais e formativas voltadas ao samba. Também presentes, a vereadora Thais Ferreira (PSOL), autora da lei que mudou o nome da estação, representantes do VLT, e integrantes das escolas de samba.

Gracy Mary ressaltou a importância de sua bisavó e de outras mulheres negras para o surgimento e a resistencia do samba e dos sambistas no início do século passado destacando como essa homenagem abrange também a diversas mulheres negras da historia da cidade.

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Foto: Matheus Morais/CARNAVALESCO

“É o reconhecimento de uma mulher que foi a frente do seu tempo, e eu fico muito feliz com isso e quero outras homenagens também. Este ano é o cenetenário de Tia Ciata e teremos várias ações em torno disso, e essa é uma delas. A gente tem que massificar e mostrar quem foi essa mulher e a importância dela pra esse terriório da Pequena África, e a gente vê que não é só hoje, é o tempo todo que se respira Tia Ciata nesse território, falando sobre ela, refletindo as ações que ela tomou, essas acões afordiaspóricas. Quando a gente fala de mulher empreendedora, mulher de axé, mulher de atitude, mulher com assistência social, a gente se remete a Tia Ciata também. É uma valorização a Tia Ciata e a todas as mulheres negras que desbaravaram esse país”.

Gracy Mary contou também sobre a valorização da memória da cidade através de nomes como o de Tia Ciata e outras matriarcas.

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“É uma memoria ancestral que a gente cultua e vê na nossa pequena áfrica e é essa memoria que traz Tia Ciata, Tia Bibiana, Tia Amélia, Tia Mônica, essas baianas que contribuiram e estão junto conosco. A memória tembque ser viva e constante”.

A herdeira da matriarca ressaltou como é importante a estação que da acesso a onde hoje se faz o carnaval das escolas de samba, o maior espetáculo da Terra, leve o nome de uma mulher que lutou e resistiu pelo ritmo e pela cultura que embasa este espetáculo.

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Foto: Matheus Morais/CARNAVALESCO

“Colocar aqui em frente a Cidade do Samba, eu vejo como um reconhecimento ímpar de uma mulher que abrigou o samba e fez que tudo prosperasse. Em uma época em que o samba era marginalizado e a polícia batia, reprimia, que julgava o sambista como vagabundo. E hoje eles veem a importancia do samba não só do Brasil, mas para o mundo, e é através do samba que a gente conta as histórias dos nossos girôs, das nossas griôs”.

O projeto de lei que mudou o nome da estação foi protocolado pela vereadora Thais Ferreira, que comentou como foi o processo de reconhecimento e a importancia de manter a memória ativista de Tia Ciata para a cidade e para o samba, e que foi isso que a motivou.

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Vereadora Thais Ferreira. Foto: Matheus Morais/CARNAVALESCO

“Trazer o nome dessa matriarca do samba, mulher negra, que já tem seus remanescentes que continuam atuando não só pela cultura, mas pela direito a cidade do Rio de Janeiro, para o VLT, simbolicamente em frente à cidade do samba, para a gente, foi uma lei de extrema importância para que a gente possa ter realmente esse marco histórico na cidade do Rio, respeitado a partir da perspectiva política da vida das mulheres negras, como foi Tia Ciata. Nós trouxemos a história dela na justificativa, falamos sobre essa questão do direito à cidade a partir da perspectiva das mulheres negras. Depois de quase quatro anos, essa lei toma não só forma na cidade, mas se torna concreta, de fato, com a alteração do nome da estação”.

Sambistas presentes

Dentre os sambistas presentes, estavam integrantes da Velha-Guarda do Salgueiro, o diretor de harmonia e barracão da Tijuca, Alan Guimarães, e as baianas da Viradouro, acompanhadas do presidente da escola, Hélio Nunes, que ressaltou a importância do transporte para acessar a Cidade do Samba e declarou que a mudanca de nome da estação foi uma grande conquista para o samba carioca e para a cidade como um todo.

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Hélio Nunes, presidente da Viradouro. Foto: Matheus Morais/CARNAVALESCO

Alan Guimarães comentou sobre como o transporte ajuda os trabalhadores da Cidade do Samba para vir para o local e para realizar as compras e outras necessidades de preparação das escolas.

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Alan Guimarães, diretor de harmonia da Unidos da Tijuca. Foto: Matheus Morais/CARNAVALESCO

“A gente que precisa estar sempre no Centro do Rio, que é o mercado onde a gente faz todo tipo de compra, isso aqui é uma mão na roda para gente, para a mobilidade dentro do centro do Rio de Janeiro. E esticando até aqui a Cidade do Samba, é de suma importância pra gente. Isso é uma memória que não pode, jamais, morrer. E esse tipo de homenagem, essa eternização, com mais uma situação envolvendo o nome da Tia Ciata, é muito importante porque os nossos ancestrais, as pessoas que passaram, que hoje deixaram os seus legados pra gente, é esse caminho que a gente precisa pra poder continuar”.

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Foto: Matheus Morais/CARNAVALESCO

A baiana Juciara Maria Muniz também falou sobre a importância do VLT para as instalações da Cidade do Samba, resaaltando a importância que o veículo elétrico também possui para os sambistas em relação aos eventos que ocorrem no lugar, e destacou também a homenagem que passa a ficar eternizada na estação, agora com o nome da matriarca.

“Nós sambistas, como a tia Ciata, somos resistência. Porque se não houvesse pessoas como a tia Ciata, como nós sambistas, isso tudo tinha morrido. Então nós estamos levando, ascendendo o povo preto, trazendo a nossa cultura, a nossa religiosidade, trazendo toda a nossa energia”.